quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ALEGRIA pelos voos e TRISTEZA pelo acidente fatal com o PT-DJS...

























































































































































Existem momentos que, em nossas vidas, passamos grandes alegrias, tristezas ou mesmo grande angústias que de uma forma ou de outra nos marcam. Vou descrever aqui, nesta oportunidade, momentos que começaram para mim em 1979 sobre um grande clima de ALEGRIA, mas que de repente, afunilou para esses três primeiros dias do ano de 2.011, deixando profunda marcas de TRISTEZA...
Em 1979, após concluir o Curso de Piloto Agrícola/PAGR no CENEA-Centro Nacional de Engenharia Agrícola na Fazenda Ipanema em Iperó-SP, o primeiro avião agrícola da minha vida com o qual iniciei os meus trabalhos de Piloto Agrícola, foi o PIPER PAWNEE PA-25/260HP, o PT-DJS.
Lindo avião, com o qual aprendi as técnicas do voo de aplicação aeroagricola, indo trabalhar com o apoio e assessoria do Cmte. Edilson Pitanga na USINA SÃO MARTINHO em Pradópolis-SP. Naquela ocasião o Cmte.Pitanga voava um THRUSH COMMANDER SR-2R, o PT-KVO venerado por ele. Foram tantas as alegrias que o PT-DJS me proporcionou que eu nunca consegui esquecer essa adorável aeronave, com a qual ganhei os meus primeiros tostões voando agrícola. Com o PT-DJS fiz peripécias. Inclusive sempre me lembro quando vou de carro ao aeródromo municipal de Jaboticabal-SP(SDJC), de ter passado voando com o PT-DJS entre duas enormes mangueiras. Existentes até hoje na rodovia Carlos Tonanni a poucos metros do trevo de acesso do aeródromo. O Cmte.Pitanga que voava na minha frente com o THRUSH PT-KVO, passou por entre elas, antes de pousarmos no Aero Clube. Afinal o "DJS" me trouxe tantas alegrias naquela época e foi o aviãozinho que me provou para ganhar confiança do Cmte. Roberto Moura, proprietário da AÉRO AGRICOLA CAIÇARA LTDA de Santos-SP ( meu primeiro emprego como PAGR), dando-me a chance de voar o Big Avião da empresa, o THRUSH COMMANDER 600 HP por longos anos seguidos, até 1989. Com o " DJS "voei na Usina São Martinho inicialmente e nas entre-safras da cana de açúcar, ia com ele para o litoral, voar nas plantações de banana da região de Registro, Jacupiranga, Eldorado, Cajati, Sete Barras,Biguá, Itanhaém, etc...
Boas e doces recordações dessa fantástica aeronave, mas por razões que não se entende bem, a luz da ALEGRIA se apaga. Algo de errado aconteceu e o clima fica sombrio e pesado. Vem a TRISTEZA ...
A TRISTE NOTICIA:Avião agrícola cai e piloto morre em Corupá, no Norte de Santa Catarina.
A TV e o Jornais noticiam um trágico acidente com esse avião, o PT-DJS . O acidente aconteceu no Norte do Estado de Santa Catarina, em Corupá-SC no dia 03 de janeiro de 2.011. E a gente que fala tanto em alegria e esperanças para esse Novo Ano acaba ficando triste
. A TRISTEZA pode ser por nós mesmos ou pelas dores do outro. Vem do fato, dessa triste noticia: “ Um homem de 38 anos morreu depois do avião agrícola que ele pilotava cair perto de um bananal, em Corupá, no Norte de Santa Catarina. O Cmte. Rudival Moreira da Silva Júnior decolou por volta das 9h30 desta segunda-feira (3/1/2011). O Piper Pawnee-260 PT-DJS, estava carregado com 300 litros de óleo mineral que seria pulverizado na plantação. Inesplicavelmente caiu a 800 metros da cabeceira da pista do aeroporto agrícola do município, tendo o piloto falecido no local. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de Porto Alegre-RS vão dar início à perícia e realizar a coleta de informações. A causa do acidente ainda é desconhecida. Rudival tinha 15 anos de profissão e teria dois voos programados para realizar naquele dia”. É difícil de entender, por outro lado esse avião que me deu tantas ALEGRIAS no passado, acaba transmitindo tanta TRISTEZA hoje, ceifando a vida de um colega de profissão que certamente estava feliz e realizado tenho plena convicção. Olhando os dois lados da moeda o PT-DJS que transmitia tanta confiança, acaba tragicamente assim. E isso traz TRISTEZA para mim com essa noticia. Descobri que a ALEGRIA não é um estado constante.... Uma sensação física misteriosa e estranha aperta o peito nesse momento de dor. Fica a indagação: O que teria acontecido.....
..

Um comentário:

  1. TIVE OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM O "BAIANO",JA TRABALHEI COM MUITOS PILOTOS, MAS ESSE FOI O MELHOR, PELA PESSOA QUE FOI, PELO PROFISSIONAL QUE FOI QUE ALÉM DE PILOTO ERA MUITO ENTENDIDO QUANDO SE FALAVA DE BANANA, APRENDI MUITO COM ELE E RIMOS MUITO TAMBÉM.
    MUITOS FORAM OS CONSELHOS UQE ELE ME DAVA, UM DELES FOI MARCANTE E ME FEZ PENSAR MUITO. "NÓS NÃO DEVEMOS SER O QUE GOSTAMOS DE FAZER, POIS O QUE GOSTAMOS DE FAZER TEM QUE SER UMA DIVERSÃO, TEMOS QUE SER O QUE DE MELHOR NÓS SABEMOS FAZER"
    "BAIANO"
    EU TENHO CERTEZA DE UMA COISA O "BAIANO" LEVAVA MUITO A SÉRIO ESSE PENSAMENTO COM ELE, POR QUE ELE ERA O MELHOR E TA PRA NASCER UM MELHOR QUE ELE.
    OUTRA FRASE QUE MARCOU. "MINHA PREFISSÃO É SER PAI, NAS HORAS VAGAS SOU PILOTO AGRICOLA"
    ESSA FRASE NÃO PRECISO NEM TRADUZIR.

    "BAIANO" ESTEJA ONDE ESTIVER SEMPRE LEMBRAREI DE SEUS CONSELHOS.

    VILDENEY LENZI BERNARDINO

    ResponderExcluir