quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu estive no LAGO WINNEBAGO, USA em 2.005


















































































































Confesso que não sou amante de nenhuma atividade aquática apesar de quando jovem, ter praticado um treinamento avançado de natação no Clube Masganni de Jaboticabal-SP, onde vivi até 1972, partindo para a aviação dos meus sonhos. Aprendi a nadar muito bem com o Professor RHEDER, tendo até participado de algumas competições. Todas manhãs antes de ir para a Escola, treinava no Clube Masganni a três quarteirões de casa na Rua Juca Quito,980 onde residíamos.
Apesar disso a água nunca foi minha praia e também não gosto de praia, porque tem mar e muito sol.
Perdi amigos durante a infância na Cidade das Rosas, que morreram afogados na trágica Lagoa do Peta e isso fez com que deixasse a superfície liquida longe dos meus projetos ( Eram eles: FLÁVIO FULLACHI e LUIZ CARLOS POLIA). Admiro e curto bastante aeronaves anfíbias e até tive um Ultraleve Anfíbio Corsário novinho, o PU-ELT, com o qual voei exatamente 98 horas antes de vendê-lo a um amigo fascinado por operações aero-anfibias (Cmte. William Teles de Batatais-SP), sem ter tocado na água com ele. Temerário de um acidente, adoro os anfíbio e os hidroaviões, mas não tenho nenhuma ambição em voá-los na água. Cheguei a presenciar acidente com um anfibio num lago, onde junto com um amigo e uns pescadores salvamos o piloto com algumas fraturas e sei o quanto uma operação mal conduzida é drastica e perigosa.
As únicas vezes que voei em operação anfíbia, foi com o Cmte.William no seu LAKE RENEGADE-250. Ele, entre outros aviões que possui tem um amor muito grande pelo seu LAKE e curte o avião praticamente quando possível, para ir ao Rancho da família, ou para comer um filé de tilapia no Restaurante do nosso amigo Fabiano, situado na Balsa de Cássia/MG-Delfinopolis/MG. A minha esposa BETTY voou mais no anfibio do William do que eu. Se puder escapar, tô fora...
Por força do destino estive em fins de julho de 2.005 visitando o Lago Winnebago nos Estados Unidos. Estive lá porque gosto de ver aviões anfíbios, fotografá-los, mas sem intenção de vôo. O WINNEBAGO LAKE é um lago do Estado de Wisconsin, localizado ao norte de Milwaukee, com uma área de 557 KM2, tendo um comprimento maximo de 50 Km, largura máxima de 16 KM, profundidade média de 4,7 metros, profundidade máxima de 6,4 metros, delimitando-se com as cidade vizinhas de OSHKOSH,FOND DU LAC, NEENAH e MENASHA.
Ali existe a "EAA Seaplane Base at Lake Winnebago" ( The Vette-Blust Ancoradouro 96WI CEA) e tão logo cheguei naquele local encantador depois de uma longa caminhada por uma trilha feita na mata desde a estrada, encontrei um mundo diferente do que eu imaginava. Uma placa diz: “Bem-vindo ao Ancoradouro CEA! É fresco e sombreado, com uma pausa de silêncio a partir do ruído e da ação no aeroporto regional de Wittman, o site da EAA AirVenture”. Localizado a poucos quilômetros ao sul de Wittman Field, em uma enseada natural do Lago Winnebago, hidroaviões estão amarrados a bóias e ancorados ao terminal de embarque e desembarque flutuante, próximo a estação de passageiro com suas facilidades. Eles taxiam pela água até certo ponto e depois são trazidos para o cais por pequenas embarcações com motor de popa, onde tem uma bomba de abastecimento de combustível, rebocando-os em segurança. Não é um edifício grande, mas muito confortável, com lanchonete, sanitários e facilidades dos nossos tempos. Ali os pilotos fazem o briefing e o plano de vôo, usando de todos os serviços de informações aeronáuticas e meteorológicas, fornecido a todos os pilotos que ainda dispõem de controle de radio. Se você gosta e curte anfibios eu recomendo fortemente que você visite a base de hidroaviões, quando estiver em Oshkosh durante a AirVenture. Existe o transporte de pessoas em ônibus de transporte, entre o aeroporto de OSHKOSH e a base de hidroaviões diariamente, inclusive a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário