terça-feira, 9 de novembro de 2010

VOAR, VOAR,VOAR...........



Voar, voar, voar...
O homem desde os primórdios sempre pensou em voar como os pássaros e assim os grandes gênios da aviação surgiram. Alguns até perderam suas vidas nas tentativas malucas de sair do chão, por falta de conhecimento. Outros até, mais sortudos conseguiram alçar vôo por alguns metros ou vencer certos trajetos lançando-se de morros e penhascos em geringonças construídas experimentalmente. E assim caminhou a humanidade, rumo ao que é hoje essa tecnologia tão avançada que é a aviação dos nossos dias.
Hoje querer voar é uma possibilidade como muitas, pela informação e facilidades que temos, graças ao conhecimento e a experiência adquirida com os nossos antepassados heróis.
Ser piloto hoje é uma questão de querer e querer é poder
. Certo que muitos já nasceram com essa vocação, mas outros tantos também desejam ser por achar bonito, gratificante e muito rendoso. Então o negocio é arregaçar as mangas e correr atrás do sonho de voar e aí está as facilidades do mundo moderno, a Internet de fácil acesso por qualquer interessado. Se não bastasse temos a introdução na aviação para obtenção do primeiro Brevet de Piloto Privado (PP) à distância, como muitos outros cursos, pela Internet e aceito pela ANAC – Agência Nacional de Aviação, entidade reguladora do sistema de aviação. Eu tive que deixar minha Terra Natal/Jaboticabal-SP no inicio dos anos 70, atravessando o Rio Tietê de Balsa para ganhar o campo de aviação de Marília-SP, onde com muito sacrifício, dedicação, muita ajuda e até mesmo falta de dinheiro, consegui obter o meu Brevet de PP. O inesquecível jornalista e piloto, colunista de muitas Revistas de Aviação, Armando Nogueira (1927-2010) não estava sem horizonte, nasceu na pequena Xapuri no Acre e hoje só Deus sabe como ele chegou ao Rio de Janeiro-RJ em setembro de 1.944, perseguindo seu sonho de ser aviador, onde acabou tornando-se um Jornalista de primeira categoria, criador de muitos jornais e aerodesportivamente piloto amador. Interessante que ele sempre dizia: “Voar de ultraleve não é um acaso na minha vida. É o destino. Troco dois pés em bom estado de conservação por um par de asas bem voadas, mas tenho a alma, a palma e o coração de jornalista”. Basta você acessar o site da ANAC, procurar uma entidade de ensino aeronáutico reconhecido e ganhar as primeiras penas na sua asa, a Asa da Liberdade.
Acompanhei muito as colunas do querido Cmte. Armando e senti muito quando ele partiu para o vôo eterno, para o céu onde ele sempre voou, respeitou e tinha a maior das paixões da sua vida.
SONHO DE VOAR..........Se você tem esse sonho, vá, siga em frente e encontre o seu caminho para esse céu maravilhoso que te espera de braços abertos. Assim sendo, aproveito para anexar aqui uma pequena reportagem sobre essa possibilidade, publicada na Revista Veja/SP de 05.11.2003. Acredito que as informações prestadas nesse artigo não ultrapassam hoje e casa de 10% a mais nos preços informados para a formação de um piloto amador/PP. Vá amigo. Algum par de assas está te esperando em algum lugar. Utilize-as da melhor forma possível, com o mesmo respeito que o Cmte. Armando sempre usou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário