quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LIBERDADE é fazer aquilo que a gente quer muito, muito mesmo. Voar... e voar para a Serra da Canastra-MG.




























































































































































































































































































































































































































































































O mundo seria tão triste se nós não tivéssemos a liberdade de poder fazer aquilo que a gente quer muito, muito mesmo. Voar é a maior liberdade para o homem. É poder estar aqui agora e momentos depois estar distante. Durante os meus 38 anos de aviação, dos quais os últimos 21 anos como piloto executivo de uma multinacional, a mais de quinze tenho voado sozinho, sem co-piloto. Vocês nem imaginam como é gratificante poder voar ao lado de um amigo tripulante, um companheiro que nos auxilia durante a navegação, conforta com os bons papos a cabine e preenche aquele vazio a sua direita. Nas escalas técnicas está ali sempre presente ao seu lado, pois também gosta de voar. E contigo vive boa parte do tempo, participando dos almoços, jantares e pernoites.
As nuvens ficam felizes quando viram chuva, porque fazem as plantas brotarem deixando o verde da nossa paisagem terrena mais alegre. Assim são também os pássaros que ficam felizes quando em liberdade, podem cantar alegrando as matas e florestas, deixando os bichos felizes porque eles existem. Assim é a vida para quem tem a liberdade de voar e compartilhar esse vôo com seu companheiro ou companheira. Afinal as mulheres também voam e também possuem os mesmos gostos nossos.
Fui presenteado por Deus. O longo tempo em que estou vivendo esses momentos intensos de liberdade e alegria me deu entre tantos, um grande amigo que gosta de voar como eu e sempre está bem perto de mim. E voa quase todos os dias como eu, não perdendo uma oportunidade de estar no ar , voando...
Sempre que possível estamos juntos na mesma cabine, integrando uma tripulação que se entende. Ele teve a sorte de nascer no berço em que os aviões cercaram sua vida desde pequenino e o perseguem até hoje, pois seu pai um renomado mecânico de aviação, possui desde aquela época uma oficina de manutenção de aeronaves. Nós nascemos para viver nas alturas...
Lá no alto é maravilhoso. Ás vezes, de tarde, o sol vai se pondo, escondendo-se atrás das montanhas e lá estamos nós bem pertinho das nuves. As nuvens vão ficando vermelhas. Todos os bichos vão voltando para suas casas. As árvores, os animais, os pássaros, as matas, as montanhas, o vento, tudo está indo dormir. O vôo no inicio das manhãs, quando o sol está nascendo é maravilhoso e mais tranqüilo nos finais das tardes quando o sol está se pondo no horizonte. Só ouvimos o barulho do(s) nosso(s) motor(es) e os flaps das nossas asas se estendendo, se espreguiçando, para o pouso final. E nós sentimos aquele momento tão nostálgico, como a coisa mais bonita da vida inteira... Mesmo as nuvens negras não nos intimidam, pois sabemos respeitá-las, mas tememos os CBs com seus raios mortais. O céu é cheio de mistérios como o mar e não conhecemos tudo sobre ele, apenas convivemos com ele amigavelmente.
Esse meu amigo, do qual estou falando é o Cmte. William Teles. Um iluminado que têm hoje vários aviões. Desde as suas aeronaves agrícolas, um maravilhoso avião anfíbio LAKE RENEGADE-250 para ir ao seu rancho no Rio Grande e um lindo exemplar de um Cessna-182 P SKYLANE, o adorado “JUK” do seu pai, para ir para a fazenda da família Teles na serra, próxima do PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA em Minas Gerais, a 40 minutos de vôo de Batatais-SP (SDBA) onde ele reside e tem seus negócios aeronáuticos.
Sempre que podemos, em alguns finais de semana e principalmente quando a aeronave da empresa para qual trabalho se encontra em manutenção na sua oficina, formamos uma tripulação e vamos voar juntos no seu
LAKE RENEGADE, o “LIM” ou no seu SKYLANE “JUK”. Como o William, também adoro voar na serra, curtir as montanhas, ver os vales, as cachoeiras. Temos em comum uma grande paixão pela Serra da Canastra e seu Parque Nacional. Ele até mais que eu, pois faz trilhas e conhece desde pequeno todo esse labirinto por terra. Eu e a Betty apenas nos aventuramos uma vez com um amigo de JEEP, atravessando as trilhas sinuosas da Serra da Canastra e suas irmãs Serra da Babilônia e Serra do Serrote, desde a Pousada da Limeira até a cidade de Passos em MG. Confesso que eu prefiro sobrevoar tudo isso. Andar nas perigosas ladeiras não é o meu forte e nem da Betty.
Sempre que podemos voamos até a Pousada da Limeira (http://www.pousadadalimeira.com.br/) na Serra da Canastra - MG da família do amigo Cmte.Wayne. Freqüentamos aquele recanto maravilhoso a mais de 20 anos, quando eu e o Cmte. William descobrimos aquele paraíso no meio das montanhas, com uma generosa pista de grama de 650 metros. Pousamos lá sem avisar pela primeira vez e acabamos ficando da família.
Ontém (26/OUT/2010) a saudade já batia forte e o William me convidou para ir com ele no seu Skylane Red, o “JUK”, almoçar com o Whaine e sua mãe Dona Zuita, cozinheira da culinária mineira de primeira mão. Aceitei na hora o convite e decolamos para lá. A primeira etapa, a ida, com o pouso na LIMEIRA seria minha. O retorno, com a decolagem após o almoço seria do William. E não é que ele se ferrou. Fim de tarde de verão, muitas nuvens e algumas chuvas pelo caminho entre o céu e a terra, as montanhas com suas orografias. Mas valeu o almoço com aquela família ( Whaine e Dnª Zuita), que amamos muito pois são parte da nossa família também.
Mais um feriado se aproxima e o William vem com outro convite, quase que irrecusável. Domingão (31/OUT), cumprir o dever do eleitor votando bem cedo, ir de carro até Batatais-SP e de lá de caminhonete para a Serra com seu carro OFF-ROAD, para uma aventura sem limites, com pernoites pelo caminho até terça-feira 12/NOV, sem destino. Ou irmos com o nosso monomotor GRUMMAN TRAVELER, o “INN” até a pista do Jerônimo na barranca do Rio Grande, na Balsa de Cássia-Delfinopolis(MG), onde no aguardará com sua caminhonete Pajero, para prosseguir na aventura pelas montanhas, sem local definido para pernoite pelo caminho em extrema aventura.
A Pousada da Limeira-MG tem muito conforto, a paisagem montanhosa é linda, existe ali muita aventura para quem gosta e nós, velhos freqüentadores recomendamos aos amantes das aventuras aéreas terrestres que visitem aquele paraíso, onde o calor humano fala mais alto.
Nosso maior desejo, a coisa que mais queremos , é voar. Voar alto. Voar muito alto.
Se vocês estiverem lá uma vez só, já saberão o que é saudade? Saudade é uma coisa que a gente sente quando alguém muito querido partiu e está muito longe. Saudade dói. Do mesmo jeito que o peixe faz tudo para voltar ao lugar onde nasceu, nós fazemos tudo para chegar às alturas. Nós nascemos para viver nas alturas
.

2 comentários:

  1. Taí ó, eu tenho a maior vontade de ir nesse lugar aí.
    O William sempre me falou, mas nunca me levou.
    Faço um pedido aqui em público: ME CONVIDEM !!!
    Só me digam com uma antecedêncizinha pra pedir folga na escala

    Schumann

    ResponderExcluir
  2. Cade a minha cachaça?

    Quero uma dessas.

    Abraços

    ResponderExcluir