terça-feira, 22 de junho de 2010

AERO CLUBE DE ARARAQUARA-SP, dos velhos aos novos tempos...



















































































































O ACA – Aero Clube de Araraquara – SP, surgiu da iniciativa de um grupo de entusiastas da aviação, que reunidos em 02 de dezembro de 1939, nos salões do Clube Araraquarense, sob a presidência do Sr. Antenor Borba, Prefeito Municipal na época, deliberaram a sua fundação. A déia na época era que Araraquara sendo uma cidade culta e progressista, tinha o dever imperioso de contar com um apreciável numero de pilotos, que em qualquer emergência poderia servir à Pátria. Em 1948 o Aero Clube de Araraquara tinha um quadro social de 300 sócios, tendo brevetado uma turma de cerca de 100 pilotos civis, contando com uma frota de três aeronaves para treinamento pratico de vôo. Naquela ocasião, em 1948, a diretoria da entidade estava assim constituída: Presidente de Honra – Hélio Morganti, Presidente – Dr. Nicolino Lia, Vice-Presidente – Viago Pirolla, 1º Secretário – Mario Rodella, 2º Secretário – Tyler Pirolla, 1º Tesoureiro – Anníbal de Barros Fernandes, 2º Tesoureiro – Tancredo M.A.Castro, Diretor de Pilotagem – Argeu Argondizo, Diretor de Material – Domingos Carnesseca.
O Aero Clube nos seus dias de gloria, funcionou intensamente até os anos 70, quando sofreu uma intervenção do então DAC – Departamento de Aviação Civil, tendo encerrado suas atividades aeronáuticas e as aeronaves pertencentes ao clube remanejadas para outras entidades formadoras de alunos pilotos. Nesse meio de tempo o Campo de Aviação foi doado pela Prefeitura Municipal de Araraquara-SP para o então criado DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, que realizou uma grande obra de modernização e passou a administrar até os nossos dias o aeroporto batizado de Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão.
Um grupo de jovens corajosos com a colaboração do então Deputado Federal na época Marcelo Barbieri, reabriu a entidade em 1995 em uma ação conjunta entre a nossa ESCOLA DE PÁRA-QUEDISMO “OS MEDIEVAIS” e o recém constituído AERO CLUBE DE ARARAQUARA, fruto da anistia do DAC junto ao Governo Federal.
A primeira diretoria do ACA nos novos tempos (em 1995) teve como Presidente – Aci Alves de Lima, Vice-Presidente e Instrutor de Vôo – Disnael Silva, Diretor Técnico – José Luiz Delfino Dores – Diretor Jurídico – Dr. Antonio Carlos de Camargo entre outros. A Escola de Pára-quedismo “OS MEDIEVAIS” tinha como Presidenta – Elisabete B. Destri Delfino Dores. Em reconhecimento aos elevados serviços a ser prestados a comunidade, o DAESP fez a doação de um velho prédio abandonado no aeroporto, o qual foi totalmente reformado e restaurado pela Prefeitura Municipal de Araraquara na gestão do Prefeito Eng. Roberto Massafera, hoje Deputado Estadual, para uso comunitário do "ACA" e de "OS MEDIEVAIS", cuja inauguração se deu em 26.08.1995. Por ocasião da reabertura do ACA em 1995, graças a intervenção do Deputado Federal Marcelo Barbieri, hoje Prefeito Municipal de Araraquara, o DAC doou para a entidade iniciar as suas atividades de formação de pilotos, uma aeronave de instrução novinha, um AEROBOERO 115 HP, o PP-GOR.

3 comentários:

  1. Turma de 1948. {Leia-se:Turma de 1946.}


    Comentario de Argeu Argondizo que estã na foto.

    ResponderExcluir
  2. entrar em contato com: argeuargondizo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. É lamentavel ver que este aeroclube se tornou esta porcaria que é hoje!
    100% dos alunos INSATISFEITOS!
    A ambição de um ser humano causando tristeza, angustia e destruindo até mesmo sonhos de muitos jovens!
    Por favor ANAC, faça alguma coisa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir