sexta-feira, 25 de junho de 2010

Reabertura do MUSEU da TAM em São Carlos-SP





















































Meu amigo Alexandre Alekiewtz esteve visitando o MUSEU da TAM em São Carlos - SP, cuja reabertura após um longo tempo em reforma e atualização, aconteceu no dia 13 de junho de 2.010. Ele nos conta um pouco do que viu lá, registrando com algumas preciosas fotos de sua autoria. “Antes de tudo queria te dizer que o museu está simplesmente magnífico. Essa reforma superou todas as minhas expectativas. Aquela ala escura que você viu onde há maquetes dentro de cúpulas e pôsteres na parede chama-se túnel do tempo. Lá conta o início de tudo, desde os experimentos de Leonardo da Vinci, Bartolomeu de Gusmão, irmãos Wright, Santos Dumont, etc...O que chama a atenção é a riqueza dos detalhes das maquetes, como o dirigível Hindenburg, Demoiselle, Bleriot e outros. Inclusive ha um pôster interessante na parede, na ala túnel do tempo, de um avião zero japonês ao ataque de Pearl Harbor com insígnias dos Estados Unidos. Aquela foto é original do ataque mesmo e questionei o guia do museu, pois nunca fiquei sabendo que os japoneses usaram zeros com insígnias dos EUA Nem ele sabia, mas falou que a foto é verídica e veio de um museu americano. Resumindo, é um passeio com muito entretenimento lá dentro. Centenas de maquetes, muitos aviões expostos, simuladores para adultos, crianças e tudo de um bom gosto impressionante, coisa de 1º mundo mesmo”. Aí vão os horários e preços:Abre de quarta-feira a domingo, das 10 h às 16hs(entrada autorizada até as 15hs). Ingressos: R$25,00, estudantes pagam R$ 12,50 , idosos e crianças de até 6 anos não pagam. Estacionamento gratuito. Endereço: Distrito de Água Vermelha, KM 249,5 da SP-318. TEL: (16)3306-2020. NA WEB: http://www.museutam.com.br/
Palavras da TAM:
Com mais de 20.000 m2 de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar. Seu trabalho árduo e persistente o levou a concretização do que é hoje um dos transportes mais modernos do mundo. Hoje contamos com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM é entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado na qual fazemos questão de guiá-lo.

2 comentários:

  1. Parabéns a vocês do Aeroclube de Araraquara, cidade que gosto muito, onde trabalhei certa época durante mais de um ano.

    ResponderExcluir