sábado, 25 de abril de 2009

SIAE-2001, Ribeirão Preto-SP, Homenagem ao Cel. Braga.

T-6 do Cel. BRAGA.
Equipe pára-quedistas de Araraquara, PACAS e OS MEDIEVAIS.






NA. T-6 do Cel. Braga no SIAE-2001,SBRP.

Estivemos no SIAE – Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Ribeirão Preto-SP, realizado em 2.001. O grupo de pára-quedistas de Araraquara(SP), convidado pelo ACRP- Aero Clube de Ribeirão Preto a participar das atividades de demonstrações aéreas, acabou não saltando, por que a aeronave lançadora prometida para o evento não compareceu.
Entretanto, foi um momento de grande confraternização, onde a presença do Cel. Braga com seu T-6 valeu a participação. Nosso grupo estava liderado pelo Instrutor de Pára-quedismo, o Araraquarense, Jairo Correia de Lima, que na ocasião residia em Ribeirão Preto(SP).
Estivemos com o nosso amigo Motta, um dos operadores da TWR-Torre de Controle do Aeroporto Leite Lopes (SBRP), que também era pára-quedista, o qual nos recebeu e fez todas as cerimônias festivas.
Momentos de eterna recordação, da simplicidade e coleguismo de um homem maduro, Coronel Braga, que nos prestigiou bastante. O lendário Coronel Braga, um ícone da aviação brasileira, foi um dos mais queridos aviadores da FAB. Eterno Piloto da Esquadrilha da Fumaça, foi fonte inspiradora para diversas gerações de pilotos civis e militares. Coronel Aviador: Antônio Arthur Braga nasceu no dia 3 de fevereiro de 1932, na cidade de Cruzeiro, São Paulo e veio a falecer no Rio de Janeiro-RJ na madrugada do dia 07 dezembro de 2.003, no Rio de Janeiro (RJ). Ele sofria de câncer.
Cel. Braga era conhecido no meio aeronáutico pelos shows aéreos que realizou e também pela propagação do nome da Esquadrilha da Fumaça por todo o Brasil. Braga sempre teve sua vida dedicada ao Campo dos Afonsos, primeiro como cadete, depois como Instrutor e finalmente como Diretor do Musal - Museu Aeroespacial. É lá que está baseado seu lendário avião, o North American T-6 prefixo PT-TRB - ou Toninho Rio do Braço, homenagem que seus amigos fizeram em 1978, quando ele recebeu o T-6 de presente com este prefixo especial, por ser o nome do "Rio do Braço" de Cruzeiro (SP), cidade onde ele nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário