terça-feira, 21 de abril de 2009

O Bairro onde residimos- Sua história.













SANTANA, o bairro das sete mulheres.

Também conhecido bairro de Araraquara(SP), como ViLLAGE SANTANA é o bairro onde atualmente residimos, cujo loteador batizou a vila em homenagem às mulheres da família.
Uma família de Annas – assim mesmo com dois enes como se escrevia antigamente. Anna, mãe de Laureanna, que deu à luz outra Anna e foi avó de uma Anna Maria ( que vai nos contar a história). Nossa personagem também tem três sobrinhas: todas Ana – já com um ene só. Sete anas. Essa é a origem do nome de um dos bairros mais populosos e conhecidos da cidade de Araraquara, a Vila Santana.
Tudo começou com uma grande propriedade – a chácara São Bento – que se estendia desde o bairro São Geraldo até a avenida Padre Francisco Salles Culturato e era limitada pela rodovia Whashington Luiz, adquirida pelo imigrante português, José Borges Corrêa, no inicio do século XX, para o cultivo do café.
Passada a crise da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, houve também o plantio de algodão e arroz nestas terras.
Porém, em 1928, segundo documentos do arquivo da prefeitura de Araraquara, o avô de Anna Maria Martinez Corrêa – historiadora e livre docente – resolvera criar a Vila Santana ( em homenagem à sogra Anna e à esposa Laureanna, além da fé católica da família), que contava com 304 lotes. O projeto da Vila foi assinado pelo engenheiro José Barbugli.
Anna Maria conta que após a morte do seu avô, em 1.951, os oito herdeiros receberam partes da terra. Muitos já decidiram logo continuar o loteamento já iniciado pelo pai, mantendo o nome de Vila Santana, mas outros, como seu pai, o professor Jorge Borges Corrêa, tentaram ainda manter uma atividade rural, com uma lavoura de laranjas no sitio São Luiz.
Mas a cidade crescia naquela direção e ficava muito difícil manter um trabalho rural, por isso meu pai, no início da década de 1960 decidiu lotear o local, hoje chamado Parque das Laranjeiras, relembra.
Anna Maria nasceu em Araraquara, ficou aqui até os 18 anos, quando saiu para estudar História. Depois voltou, deu aulas na escola fundada por seu pai, o Colégio Duque de Caxias, mas, depois que a escola foi vendida, nossa personagem decidiu voltar para à capital.
Um de seus tios, José Borges Corrêa Filho, foi quem doou, em 1966, o terreno para a construção da igreja de Sant`Ana.
Atualmente a Vila Santana, juntamente com o Parque das Laranjeiras, o Morumbi e o santa Mônica – todos adjacentes ao Santana – somam cerca de seis mil habitantes.
ESTRELA LEVA ALEGRIA DO BAIRRO AO CARNAVAL.
Um dos primeiros moradores do bairro, Osvaldo da Silva, mais conhecido por Bogé, um amante da festa de momo e fundador da escola de samba Estrela de Vila Santana, mudou-se do bairro São José para Vila Santana em 1.958. “Comprei um terreno, na esquina da rua 16 (Castro Alves) com a avenida Bandeirante. Foi minha primeira propriedade, adquirida do Chico ( Francisco Borges Corrêa), com muita facilidade”, lembra.
Bogé afirma que quando mudou para a Vila Santana não havia nenhuma infra-estrutura, como água, luz ou esgoto, e era conhecida como Vila raposa, talvez porque houvesse muitos ladrões de galinha por aquela região. Ele reforça que a família Corrêa ajudou muitas pessoas a adquirir um terreno com venda a prestações. “Se atrasasse alguma parcela era só ir lá e negociar”, declara.
Outra lembrança que ele tem do inicio do bairro é do Clube Lago Azul, a única diversão que havia para os jovens da época. Na verdade o clube nasceu a partir de uma poça, com água represada, onde as pessoas iam nadar.
Esse lago ainda existe hoje, na sede de campo do Clube 22 de agosto.
Mas a paixão de Bogé sempre foi o carnaval. Quando ainda não havia escola de samba, amigos formavam blocos para festejar Momo. Em 1969 foi fundada a escola de samba. Ele conta que naquela época muitas pessoas gostavam do carnaval e se envolviam com as confecções das fantasias e os ensaios da bateria. “Já chegamos a desfilar com 300 carnavalescos, mas no último carnaval tivemos apenas 157 integrantes por causa da chuva”.
Hoje, Bogé acredita que a história da escola de samba deve continuar por muitos anos, pois toda a sua família (mulher e filhos) é fascinada por carnaval.
Para ele, a Vila Santana e suas adjacências, como o Parque das Laranjeiras e o Morumbi, representam o paraíso e ele pretende sair de lá com vida. “Só saio daqui para o cemitério dos Britos”. Araraquara é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população estimada em 2008 era de 199.132 habitantes, sendo assim a 18ª cidade do interior paulista em número de habitantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário