terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Hoje o TRUSH COMMANDER SR2R 600 PT-LES é do Cmte. William.








































Hoje tive a grata satisfação de receber a noticia de que meu estimado amigo Cmte. William havia acabado de adquirir o TRUSH COMMANDER SR-2R 600 HP, o famoso desbravador PT-LES. O motivo da satisfação foi saber que esse avião, com o qual ganhei algum dinheiro no passado voando para a AÉRO AGRICOLA CAIÇARA LTDA do meu patrão e amigo Cmte. Roberto Moura, operando a aeronave nas campanhas aeroagricolas da cana de açucar na Usina São Martinho do Grupo Ometto na região de Pradópolis-SP hoje é da AGRO TELLES do William. Ele se encontra ágora em Batatais-SP(SDBA), onde poderei fazer um voozinho nostálgico no mesmo, recordando os bons momentos em que estive no comando dessa estupenda aeronave por muitas e muitas horas, durante os 10 anos em que voei como Piloto Agricola, sem um unico acidente. Consegui acumular uma boa experiências, em milhares de horas de voo nesse tipo de aeronave (SR2R) por 10 anos (1979-1989). O PT-LES era o mais novo avião TRUSH-600 da Caiçara e tinha uma peculiaridade, era o único com a asa modificada e hélices de pás diferenciadas (pontas cortadas), um novo designer que concebia maior desempenho e velocidade de trabalho. Recordando do PT-LES, a saudades vem dos seus irmãos: PT-KVO, PT-INK,PT-IKP, que tive a oportunidade de voá-los na aplicação de herbicidas e na adubação de solidos, com uréia, cloreto e na adubação verde com feijão labe labe. Com esses aviões contribuimos com a CIBA GEIGY nos experimentos de aplicações aéreas desenvolvidas pelo Engenheiro Agronomo e também piloto YASUZO OZEKI, nosso companheiro e orientador técnico. Tivemos grandes mecânicos de aviação que cuidaram dessas aeronaves com zelo e muito carinho, fazendo com que pudessemos voar com segurança. Entre muitos, a lembrança do menino Nivaldo, do Edson, Sr. Nelson, Sidney, Ultramar, nossos anjos da guarda do passado.
Um pouco do curriculum do meu amigo Eng.Agrº YASUZO OZEKI: Formado no curso técnico agrícola, primeira turma da escola agrotécnica “JOSÉ BONIFÁCIO” de Jaboticabal – SP em 1963.Formado engenheiro agrônomo pela escola superior de agricultura “LUIZ DE QUEIROZ” da Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba, em 1969.Curso de coordenador em aviação agrícola em 1968- escola superior de agricultura - USP “LUIZ DE QUEIROZ” – USP campus Piracicaba.Curso de pilotagem elementar em 1972 no aeroclube de Pelotas – Brevê de piloto privato PP N.O 22.307, atualmente com experiência de 650 horas de Vôo.Curso de tecnologia de aplicação da Ciba Geigy em Le Barge na Suíça em 1989.Curso de investigação e prevenção de acidente aeronáutico na Cenipa - Ministério da Aeronáutica – Brasília - DF.

4 comentários:

  1. E ainda é bonito e imponente como todo o TRUSH, eu vi ele em Batatais da últa vez que fui visitar o William, o Seu Rui e o Boquinha.

    Schumann

    ResponderExcluir
  2. O thrush commander vinha muito ao município de Andrelândia-MG na década de 70, pilotado pelo Comandante Osvaldo Godinho da Cruz, piloto da Aero agrícola caiçara. Seus rasantes eram um show à parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rogério. Tive a oportunidade de voar Thrush SR-600HP junto com o Cmte. Godinho na Aéro Agricola Caiçara. Eramos grandes amigos. Tenho muita saudades desse tempo. Abraços,Delfino

      Excluir
    2. Cmte Delfino:
      Na época em que o Cmte vinha a Andrelândia-MG no Thrush Commander, ele pousava no antigo campo de aviação que existia ao lado do Seminário São Francisco de Assis. Todos chamavam o avião de "Amarelão".
      Por volta de 1978, a ferrovia do aço, que estava em construção, construiu um aeroporto a 5km da cidade, com 1.200mts de pista para receber carga da ferrovia. A partir disso ele começou a pousar o avião neste aeroporto que hoje leva o seu nome, e a Rua onde mora sua família também passou a se chamar "Osvaldo Godinho da Cruz".
      A paixão que eu tenho pela aviação veio por intermédio desta aeronave e fico feliz por ter encontrado em seus arquivos, fotos não só do modelo, mas talvez uma das quais ele pilotou.
      Um grande abraço, Rogério.

      Excluir