terça-feira, 29 de maio de 2018

O Majestoso NA T-6 TEXAN de Paraguaçu-MG.

O primeiro avião militar que eu vi na minha vida foi o NA T-6 TEXAN cor de laranja da Escola de Aeronáutica, os quais em treinamento sobrevoavam constantemente a minha cidade, Jaboticabal-SP. Alguns deles pousavam no Campo de Aviação e eu me encantava pelo ronco dos seus motores radiais. Muitas vezes caminhei da minha casa até o aeródromo para os apreciar de perto. Eram majestosos, imponentes, maravilhosos. Imagens que ficaram guardadas na minha memória até hoje e quando vou ao Campo de Aviação/SDJC/Jaboticabal-SP ainda parece que estão lá. Sinto a presença de cada um...
Como a memória é uma coisa incrível, nos fazem voltar no tempo. Adoro sentar no gramado, mergulhar no passado e ficar relembrando. Quantos aviões eu tive a sorte de ver ali. Entre tantos, os NA T-6 marcaram minha vida. Sou apaixonado por eles, como a grande maioria dos garotos da minha época.
Na entre safra da Aviação Agrícola, onde trabalhava como Piloto Agrícola na Campanha da Cana de Açúcar eu aproveitava e fazia voos de aerofoto para a VOARTE de Londrina-PR, com meu Cessna-170A PT-BJO. Voamos boa parte do Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Em Janeiro de 1988 sobrevoando Paraguaçu em Minas Gerais deparei com um NA T-6 servindo de monumento no trevo da cidade. Com o fotografo a bordo João Rodrigues da VOARTE, carinhosamente apelidado por mim de “Titio” estava voando alto, quando observei aquele avião cor de laranja na época.

Não aguentei o impulso, convenci o  João Rodrigues a descermos para uma altura segura e pedi para ele fotografar aquele lindo e majestoso NA T-6. Guardei comigo com muito carinho as fotos em papel naquela época, em um álbum onde tenho registrado muitos T-6 que passaram pela minha vida.
Havia até me esquecido deles, meus queridos NA T-6 e eis que recentemente meu amigo aviador Cesar Boemeker de passagem, em uma de suas viagens por Minas Gerais, onde está trabalhando atualmente registra esse mesmo  NA T-6 FAB-1261 em Paraguaçu-MG, hoje bastante conservado, pintado com novas cores e protegido por um alambrado com a finalidade da sua preservação. Fiquei deveras emocionado, fui procurar no fundo do baú onde guardo centenas de álbuns de fotografias e achei o velho guerreiro o FAB-1261 que avistei do céu a bordo do meu Cessna-170A PT-BJO em 1988.




Falei com o Cesar que havia encontrado as envelhecidas fotos o FAB-1261 cor de laranja e disse que gostaria de fazer uma postagem sobre ele usando as fotos que havia tirado agora em MAIO/2018. Me autorizou e elas estão aqui para serem conferida.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a Prefeitura Municipal de Paraguaçu-MG que preserva parte da sua história... O tempo passou, mas o FAB-1261 heroicamente continua lá para deleite de todos! 
Merito da foto: "Placa do avião monumento"
Foto de viajante enviada por: JulioTramonte (Jan de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário