terça-feira, 29 de maio de 2018

O Majestoso NA T-6 TEXAN de Paraguaçu-MG.

O primeiro avião militar que eu vi na minha vida foi o NA T-6 TEXAN cor de laranja da Escola de Aeronáutica, os quais em treinamento sobrevoavam constantemente a minha cidade, Jaboticabal-SP. Alguns deles pousavam no Campo de Aviação e eu me encantava pelo ronco dos seus motores radiais. Muitas vezes caminhei da minha casa até o aeródromo para os apreciar de perto. Eram majestosos, imponentes, maravilhosos. Imagens que ficaram guardadas na minha memória até hoje e quando vou ao Campo de Aviação/SDJC/Jaboticabal-SP ainda parece que estão lá. Sinto a presença de cada um...
Como a memória é uma coisa incrível, nos fazem voltar no tempo. Adoro sentar no gramado, mergulhar no passado e ficar relembrando. Quantos aviões eu tive a sorte de ver ali. Entre tantos, os NA T-6 marcaram minha vida. Sou apaixonado por eles, como a grande maioria dos garotos da minha época.
Na entre safra da Aviação Agrícola, onde trabalhava como Piloto Agrícola na Campanha da Cana de Açúcar eu aproveitava e fazia voos de aerofoto para a VOARTE de Londrina-PR, com meu Cessna-170A PT-BJO. Voamos boa parte do Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Em Janeiro de 1988 sobrevoando Paraguaçu em Minas Gerais deparei com um NA T-6 servindo de monumento no trevo da cidade. Com o fotografo a bordo João Rodrigues da VOARTE, carinhosamente apelidado por mim de “Titio” estava voando alto, quando observei aquele avião cor de laranja na época.

Não aguentei o impulso, convenci o  João Rodrigues a descermos para uma altura segura e pedi para ele fotografar aquele lindo e majestoso NA T-6. Guardei comigo com muito carinho as fotos em papel naquela época, em um álbum onde tenho registrado muitos T-6 que passaram pela minha vida.
Havia até me esquecido deles, meus queridos NA T-6 e eis que recentemente meu amigo aviador Cesar Boemeker de passagem, em uma de suas viagens por Minas Gerais, onde está trabalhando atualmente registra esse mesmo  NA T-6 FAB-1261 em Paraguaçu-MG, hoje bastante conservado, pintado com novas cores e protegido por um alambrado com a finalidade da sua preservação. Fiquei deveras emocionado, fui procurar no fundo do baú onde guardo centenas de álbuns de fotografias e achei o velho guerreiro o FAB-1261 que avistei do céu a bordo do meu Cessna-170A PT-BJO em 1988.




Falei com o Cesar que havia encontrado as envelhecidas fotos o FAB-1261 cor de laranja e disse que gostaria de fazer uma postagem sobre ele usando as fotos que havia tirado agora em MAIO/2018. Me autorizou e elas estão aqui para serem conferida.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a Prefeitura Municipal de Paraguaçu-MG que preserva parte da sua história... O tempo passou, mas o FAB-1261 heroicamente continua lá para deleite de todos! 
Merito da foto: "Placa do avião monumento"
Foto de viajante enviada por: JulioTramonte (Jan de 2018)

6 comentários:

  1. Olá, moro em Lagoa Santa MG onde tem o P.A.M.A onde eram fabricamos essa aeronave. Recentemente fui de lagoa Santa a Pirassununga apreciar os portões aberto na área e passei por esta cidade e tbm me encantei ao ver essa aeronave linda e conservada. Através desta aeronave em Araguari MG que encontrei seu post n internet por pesquisar sobre ela.

    Passei tbm por Lagoa Santa quando tiver um tempo, temos uma aeronave desta na entrada da base aérea em nossa cidade.
    Abraços
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. O Texan de Paraguaçu é um T-6C e foi colocado lá em 74. Repintaram-no faz pouco tempo e fizeram errado no acrescentar amarelo adiante da faixa verde no capô. Era sómente o verde no capô.

    ResponderExcluir
  3. Assistindo, hoje (20/8/19), a uma reportagem sobre esse monumento montado em Paraguaçu, MG, pela Tv Globo do Sul de Minas, entrevistaram um casal de pilotos do passado e que moram na cidade. A mulher piloto já tem 99 anos e exibiu suas fotos do batizado de seu vôo solo.
    Preciso ir com urgência a Paraguaçu, conhecer essa legenda, viva, da nossa aeronáutica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, ao ir em Paraguaçu/MG procure pelo piloto Thompson, ele poderá lhe dar todas as informações da aviação de Paraguaçu/MG.
      Sobre a restauração do avião segue as etapas:
      https://web.facebook.com/williamodec/media_set?set=a.1539408509439258&type=3

      Excluir
  4. Em Lagoa Santa temos o FAB1378 . https://www.facebook.com/photo?fbid=3646870232014389&set=a.1649449128423186&comment_id=3685467151488030&force_theater=true&notif_id=1602113618010920&notif_t=photo_comment&ref=notif

    ResponderExcluir