Prepare-se para ver em uma sequencia de fotos, o que foi a presença do "Mini Tucano" no X-TEAM 2016 Furnas Park Resort em Formiga-MG. Não só esteve em exposição estática aos presentes, como voou durante todos os dias do badalado evento aviatório, organizado pelo nosso amigo JC da Paraíba.
Todo projeto do aviãozinho é tecnicamente e perfeitamente calculado e projetado para não deixar nada a desejar ao verdadeiro TUCANO. Apesar de possuir um motor Rotax, a característica do turboélice original foi preservada com a colocação de uma saída ilustrativa dos gazes, como se estivesse ali instalada uma turbina P&W. Muita perfeição no designer, nas cores da antiga pintura e na adesivagem idêntica da Esquadrilha da Fumaça, seus irmãos maiores, os TUCANOS da FAB...
TUCANO
Replica
O TUCANO
Replica é um projeto
Italiano que a ERRES
Indústria Aeronáutica Ltda, traz
ao Brasil com exclusividade.
Aeronave experimental com trem retrátil e hélice de passo variável em voo, dois lugares em tandem, estrutura totalmente em alumínio aeronáutico.
Abaixo os dados técnicos da aeronave:
Envergadura: 8,40 m
Superfície alar: 10 m2
Altura: 2,43 m
Peso máximo decolagem (MTOW): 595 kgf
Peso vazio: 370 kgf
Largura da cabine: 0,7 m
Altura da cabine: 0,95 m
Capacidade dos tanques (E + D): 90 litros
Motor: Rotax 912 ULS (opcional 914 Turbo)
Hélice passo variável
Trem retrátil hidráulico
Velocidade cruzeiro (@ 75%): Vc = 125 kt
Velocidade nunca exceder: VNE = 160 kt
Velocidade stoll (trem e flap recolhido): 40 kt
Alcance estimado: 900 km
Melhor razão subida: 1100 ft/min
Aeronave experimental com trem retrátil e hélice de passo variável em voo, dois lugares em tandem, estrutura totalmente em alumínio aeronáutico.
Abaixo os dados técnicos da aeronave:
Envergadura: 8,40 m
Superfície alar: 10 m2
Altura: 2,43 m
Peso máximo decolagem (MTOW): 595 kgf
Peso vazio: 370 kgf
Largura da cabine: 0,7 m
Altura da cabine: 0,95 m
Capacidade dos tanques (E + D): 90 litros
Motor: Rotax 912 ULS (opcional 914 Turbo)
Hélice passo variável
Trem retrátil hidráulico
Velocidade cruzeiro (@ 75%): Vc = 125 kt
Velocidade nunca exceder: VNE = 160 kt
Velocidade stoll (trem e flap recolhido): 40 kt
Alcance estimado: 900 km
Melhor razão subida: 1100 ft/min
Fator de carga: +4 / -2
A ERRES Indústria Aeronáutica nasceu do sonho de pai e filho, Roberto
Hausen e Roberto Begnis Hausen, no intuito de manter acesa a chama da aviação
na família e continuar a obra iniciada por João Carlos Hausen em 1935, quando
construiu um planador Zögling com o projeto vindo diretamente da Alemanha, e em
1938 fundou, juntamente com alguns colegas, o então Santa Maria Aero Sport,
hoje Aeroclube de Santa Maria-RS.
Com sede própria, na cidade de Santa Maria – RS, a Erres iniciou suas
atividades em dezembro de 2008. Empresa nova, mas com metas ousadas, além de
muita vontade e dedicação.
Com estrutura enxuta, a Erres tem como diferencial a flexibilidade e
adequação de projetos e produtos às necessidades de seus clientes. A ampla
experiência em engenharia de produto e desenvolvimento, adquirida ao longo dos
anos em indústrias do setor automobilístico, possibilita uma visão diferenciada
e métodos de produção e desenvolvimentos de sistemas mais simples e eficientes,
perfeitamente adequados e funcionais para a aviação experimental. Isso traz
grande vantagem em termos de custo dos produtos e adequação à necessidade, bem
como atendimento aos requisitos de projeto.
Erres tem hoje à sua disposição equipamentos: torno convencional, fresa
convencional, torno CNC*, centro de usinagem CNC*, equipamento de soldagem TIG
para aço carbono, Inox e alumínio, bem como com suporte técnico para avaliação
de estruturas e esforços em componentes (FEA – Finite Element Analisys).
A UFSM - Universidade Federal de Santa Maria é parceira da Erres, com o
LPST e NAFA (Laboratório de Projeto de Sistema Técnicos e Núcleo de Automação e
Fabricação), atuando como suporte à fabricação e apoio para o projeto e
desenvolvimento de peças e componentes para aviação experimental.
Nossa empresa já iniciou, junto com a UFSM, o projeto completo de um
motor a etanol para aviação experimental, é um projeto complexo e compreende
todas as etapas de desenvolvimento para um motor aeronáutico dedicado ao uso de
etanol como combustível. Este projeto visa agregar as mais avançadas
tecnologias na área de motores de combustão interna para trazer segurança,
confiabilidade e desempenho com o uso do etanol, combustível de fonte renovável
e grande promessa para futuro na aviação.
Recentemente a empresa estabeleceu parcerias com empresas Europeias e
Norte Americanas para fornecimento de componentes e equipamentos para montagem
de aeronaves experimentais.
Instrumentos: convencionais e eletrônicos (EFIS, EIS, etc)
Motores
Células e kits de aeronaves experimentais
Hélices
Peças e componentes para aeronaves experimentais
(Dados fornecidos pelo fabricante em seu site)
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