Voar é uma das
melhores coisas da vida para os amantes da aviação. Voar agrícola é sensacional
e muito gratificante, apesar dos riscos inerentes das operações aeroagricolas. Mas quem faz esse glorioso trabalho por amor,
por vocação, sente a recompensa que os voos trazem. Levantar na madrugada, ir
para o campo sem o mínimo conforto, contando com o tempo, o vento. Satisfação
de fazer e fazer bem, com cuidados e precauções, sacrifício e muita labuta
fazem, parte dos Pagr/Pilotos Agrícolas.
Quem pensa que voar agrícola é fácil, mero engano! Voei agrícola por 10 anos (1979, desde a minha formatura no CENEA-
Centro Nacional de Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura em
parceria com o Ministério da Aeronáutica, até 1989 quando deixei as atividades, retornando para a Aviação
Executiva, onde permaneço até hoje.)
Tenho
uma paixão e um amor muito grande por essa aviação com a qual me identifiquei
inspirado no meu ídolo na época, meu Instrutor de Pilotagem agrícola, Ernesto Elvino
Biancardi. Enfim acabei dedicando intensos 10 anos da minha vida, voando entre
outros aviões agrícolas, o super Thrush SR2R com motor radial de 600 HP da
Rockewell, um dos maiores na minha época. Foi um grande amor na minha vida de
aviador aprendiz.
Hoje sempre que posso, estou ao lado de algum
e muito mais feliz quando estou na Oficina de Manutenção de Aeronaves Aeroagrícola
Hangar-2 em Batatais-SP/SDBA, dos meus amigos Rui e William Teles, que possuem
e conservam três dessas aeronaves.
PAGR: WILLIAM TELES e Ex-PAGR: DELFINO.
WILLIAM trabalhando com seu TRUSH 600 nas lavoura de cana de açúcar.
A mesma paixão que
tenho guardada comigo o William curte hoje voando os seus poderosos Thrush-600
HP. Deixa a família em casa, acorda
cedo em plena madrugada e vai para o campo voar um dos seus aviões. Esse grande
menino , meu amigo, meu irmão é um espelho do meu passado glorioso. Fiz minha parte um dia dessa vida e fiz bem
como ele está fazendo hoje.
Confesso
que se eu pudesse estaria todos os dias ao seu lado, acompanhando seu trabalho
no campo, pelo puro prazer de ouvir nas manhãs e no por do sol, o estridente ronco
do motor do P&W 600 Hp desse gigante alado. Um dos aviões hoje de sua propriedade, o Thrush Sr2R-600 PT-LES, entre
outros irmãos da mesma família foi durante anos meu instrumento de trabalho, meu
ganho pão. Tenho um orgulho imenso de olhar para ele e recordar quantas horas de voo compartilhamos em nossas missões de trabalho na Usina São Martinho em Pradópolis.
Amigo de muitas aventuras, companheiro de muitos momentos, de tantas horas.
Desejo a esse jovem piloto William,
muito sucesso, muitas glorias, muitas satisfações, muitas alegrias como as que
tive num passado não muito distante, mas que ficou registrado no tempo e marcou
minha vida de aviador e Piloto Agrícola pioneiro , nos idos tempos dos
bandeirinhas que sinalizavam as lavouras e em troca tomavam boa parte dos
herbicidas, inseticidas e pesticidas nas costas.
PAGR: DELFINO (1979-1989) Usina São Martinho, Pradópolis-SP
AUGUSTO PEREIRA ROCHA- Técnico Agrícola, PAGR: DITINHO (BENEDITO CORREA) e PAGR: DELFINO, anos 80.
Esses humildes homens do campos foram nosso braço direito, nossos guias e nossos coadjuvantes, ajudando-nos apesar
dos riscos, para que nosso trabalho
chegasse próximo da perfeição. Pelo que sei alguns colaboradores meus de
outrora, dos anos 70 e 80 já partiram para a Eternidade, mas deixaram aqui sua
marca registrada. Doces lembranças que não voltam mais...
Vivi 10 anos da minha vida de aviador rural, voando agrícola numa época que nem se pensava em GPS. O trabalho era árduo, mas ao mesmo tempo gratificante, sem as facilidades e inovações de hoje que facilitam em muito essa atividade extremamente técnica. Agradeço a Deus pela gloria de ter sobrevivido durante esses dez anos consecutivos de trabalho nessa profissão e estar voando até hoje, da qual saí ileso por força do destino ou pela força da sorte. Quantos e tantos amigos, que cometerem menores erros que eu não tiveram a mesma sorte e partiram para a eternidade, deixando boas lembranças dos momentos em que estivemos juntos comungando a mesma luta pela sobrevivência. Gozado como é a vida e como ela brinca com a gente: Quando menino eu queria ser grande e consegui... Ágora queria voltar a ser menino...!
Devo do fundo do meu coração a ajuda que o meu primeiro patrão na Aviação Agrícola, aviador ROBERTO MOURA, proprietário da AÉRO AGRÍCOLA CAIÇARA LTDA de Santos-SP em 1979 me deu, acreditando em mim, trazendo-me recém formado pelo CAVAG para compor seu time e por ter me ajudado tanto na minha caminhada inicial. Amparando-me e dando-me a oportunidade de ser na época o mais jovem piloto agrícola a operar um dos seus vários aviões: Thrush SR-2R Commander 600 HP, frente aos pilotos argentinos e portugueses que vieram para o mercado da aviação agrícola naquela ocasião, pela sua experiencia unica com os motores radias, os quais tinham experiência apenas na operação em aeronaves NA T-6.
O corajoso e visionário aviador agrícola, Roberto Moura, foi além no seu tempo. Investiu na compra de 05 aviões militares NA T-6 da FAB que foram desativados e levados a leilão, para manter seus THRUSH SR-600 HP voando, numa época em que as importações de peças e componentes eram complicadas e difíceis. 02 deles foram canibalizados em parte e o restante não aproveitável nos Thrush foram vendidos para operadores de NA T-6 nos EUA. Um deles ficou para a delicia dos voos descompromissados dos seus experientes pilotos agrícolas até a venda definitiva do mesmo. No resumo final 03 foram vendidos voando...
Tempo que se foi, passado que não volta mais...
A idade chegou, aos 61 anos, os cabelos castanhos ficaram brancos... o tempo passou e com ele só as doces recordações de um áureo passado que não volta jamais. Cada qual construiu sua carreira e o seu destino. Sendo mais que sincero, posso dizer com toda convicção do mundo valeu a pena ter vivido essa vida!Meus planos viáveis se transformaram em planos rentáveis, meus sonhos se realizaram e tudo saiu direitinho. Afinal tudo que conquistei ao longo desse tempo e que tenho hoje devo aos meus 43 anos no ar..... Admiro muito todos os jovens pilotos que estão atualmente dando continuidade nesse fantástico trabalho, colaborando com o desenvolvimento da agricultura e do nosso país como fizemos no passado. Parabéns a todos. Boa sorte e bons voos sempre...
Parabens pela materia muito bacana bons voos a todos!!!!
ResponderExcluirParabéns pela sua matéria, bela trajetória Profissional e obrigado por compartilhar conosco sua experiência!!
ResponderExcluirSaudades do meu pai, sua postagem me fez chorar
ResponderExcluir