25.12.2010 -
HISTÓRIA DO MONUMENTO DO AVIÃO
Texto de Arlindo Schwantes e Domingos Finato
“MUITA
GENTE PERGUNTA SOBRE A ORIGEM, O SIGNIFICADO E A HISTÓRIA DO
AVIÃO/MONUMENTO DA PRAÇA SIEGFRIED ROEWER DE CANARANA QUE SE TORNOU UM SÍMBOLO
DE IDENTIFICAÇÃO DA CIDADE. (AQUELA CIDADE ONDE TEM UM AVIÃO NA PRAÇA). O
DOUGLAS DC-3 – A VACA – VIAÇÃO AÉREA CANARANA – COMEÇOU A VOAR A SERVIÇO DA
COLONIZAÇÃO NESTA REGIÃO NO FINAL DO ANO DE 1975, TRANSPORTANDO AGRICULTORES E
OUTROS INTERESSADOS EM SE TRANSFERIREM PARA ESTA REGIÃO.
HÁ PESSOAS
QUE INFORMAM QUE O AVIÃO TROUXE OS PRIMEIROS MORADORES DE CANARANA, MAS ISTO
NÃO É CORRETO PORQUE EM 1975 A VILA DE CANARANA JÁ ESTAVA CONSOLIDADA E OS
PRIMEIROS MORADORES VIERAM EM 1972.
O QUE SALVOU
O AVIÃO DO SUCATEAMENTO FOI A VISÃO HISTÓRICA QUE TEVE O ENTÃO ADMINISTRADOR
MUNICIPAL LUIZ CANCIAN COMO CHEFE DO PODER EXECUTIVO EM SUA PRIMEIRA GESTÃO,
TRANSPORTANDO-O, EM 1981, DO ANTIGO AEROPORTO PARA A PRAÇA CENTRAL ONDE SE
TRANSFORMOU EM MONUMENTO HISTÓRICO.
“O NOSSO AVIÃO – PREFIXO PP-YPU – FOI
FABRICADO E MONTADO PELA DOUGLAS AIRCRAFT CORPORATION EM SUA FÁBRICA EM
OKLAHOMA CITY, NO ESTADO DE OKLAHOMA, NOS ESTADOS UNIDOS.
O avião é do tipo Douglas
C-47-5-DK, conforme especificações da época, com número de série 12.303.
Em 11 de janeiro de 1944,
durante a Segunda Guerra Mundial, com prefixo 42-92496, foi entregue para a
USAAF (United States Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos).
Em 05 de fevereiro de
1944, com o prefixo FZ 697 foi transferido à RAF (Royal Air Force – Força
Aérea da Grã-Bretanha).
A partir de 16 de maio de
1944 ficou baseado em Leicester East na 107ª Unidade de Treinamento
Operacional.
Em 01 de março de 1945 foi
transferido para a 1333ª Unidade de Transporte em Leicester East, unidade
essa transferida em 25 de outubro de 1945, após a guerra, para Syerston.
O avião foi desativado e
em 17 de julho de 1946 adquirido pela Canadian Ltd. De Montreal, no Canadá.
Em 13 de dezembro de 1946,
foi vendido e entregue para a Linhas Aéreas Natal, RN, com o prefixo PP-JAB.
A Linhas Aéreas Natal foi
absorvida pela Real Transportes Aéreos em dezembro de 1950 e a aeronave foi
re-registrada como PP-YPU.
Em agosto de 1961 a Real
Transportes Aéreos foi adquirida pela Varig e o avião permaneceu com a
matrícula(prefixo) PP-YPU.
Em 1969 foi vendido pela
Varig para a Caraíba Metais S.A. , uma empresa do Grupo Baby (Francisco)
Pignatari e registrado em 21 de março de 1972.
Em 21 de maio de 1976 foi
definitivamente entregue à Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda –
COOPERCOOL – com sede em Barra do Garças-MT, após ter sido anteriormente
registrado na Conagro S.C. Ltda.
Desde 1981 encontra-se em
exposição estática em Canarana – MT.
Vemos que, pelo registro
de sua história, o nosso avião/monumento lutou na Segunda Guerra Mundial como
integrante da Força Aérea da Grã-Bretanha onde os C-47 eram conhecidos como
Dakoka. O nosso era um Dakota III.
Quando foi adquirido pela
Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda o avião já tinha voado 34.887 horas
e 36 minutos.
Estes dados históricos do
nosso avião nos foram gentilmente cedidos pela Senhor Martin Bernsmüller de
Porto Alegre – RS, que durante muitos anos trabalhou na Varig e na Lufthansa
como comissário de bordo e hoje trabalha em uma agência de viagens.
Como vemos o Senhor
Bernsmüller forneceu um histórico completo. Ele próprio é quem destaca as
qualidades do velho, mas bom DC-3 nos quais muito voou.
O seu hobby é colecionar
fotografias de aviões comerciais das quais já possui um acervo de mais de
30.000 exemplares e registrar a história dos aviões que voam e especialmente
dos que voaram no Brasil.
Ele tomou conhecimento da
existência deste avião através de uma reportagem da Zero Hora de Porto Alegre
sobre colonizações gaúchas onde o avião foi retratado”.
Quem chega na cidade de Canarana-MT não pode deixar de visitar o Monumento do Avião. Simbolo da época do pioneirismo da cidade que encanta curiosos visitantes.
Estive lá recentemente em uma das viagens pelo Mato Groso e como não poderia deixar, aproveitei juntamente com meu Co-Piloto RODRIGO para visitar o DC-3 Dakota da extinta VACA- Viação Aérea Canarana, que serviu de ponte aérea entre Canarana-MT e o Sul do Brasil nos anos 70, trazendo num pinga-pinga os colonizadores daquela terra.
RODRIGO e DELFINO |
Vale do Araguaia,
15 de março de 1975. O colonizador e pastor luterano Norberto Schwantes funda a
vila de Canarana. Transcorridos 39 anos daquela epopeia, a
pequena povoação perdida no divisor das águas do Araguaia e do Xingu se
transformou numa bela e importante cidade sede de município com 10.834,33
quilômetros quadrados onde vivem 19.260 habitantes.
A cidade se localiza à margem da MT-326
(pavimentada) e fica a 830 quilômetros a nordeste de Cuiabá por rodovia. Em
Canarana nasce o lendário rio Xingu. Canarana integra a relação de municípios
de Mato Grosso que surgiram do pioneirismo do pastor Norberto Schwantes, que
trouxe para Mato Grosso milhares de colonos gaúchos, catarinenses e
paranaenses.
TEXTO do JORNALISTA EDUARDO GOMES
Comentários
(1)
·
Edilio
Sganzerla diz: 16 de fevereiro de 2014
A cidade de Canarana tem como
monumento um avião DC3, na praça central. A história é muito interessante e dá
conta de quanto foi importante aquele meio de transporte no desenvolvimento da
região e com justiça foi transformado em monumento. Este avião foi protagonista
de muitas aventuras que são contadas pelos antigos moradores e se constituiu
como o único aparelho da empresa VACA – Viação Aérea Canarana.
Na manhã em que estive lá,
antes de sair da cidade fui até à praça admirar o peculiar monumento. Enquanto
o observava, fiquei imaginando quantas histórias poderiam cercar aquela valente
aeronave. Um senhor idoso, com jeito de quem tem muitas coisas a contar, se
aproximou a passos lentos controlados por uma bengala. Ele havia percebido que
eu era visita na cidade e vendo meu interesse fez questão de fazer alguns
comentários sobre o objeto de minha admiração.
Dizia ele que nos primórdios
de Canarana as estradas eram precárias e em muitas épocas do ano ficavam
praticamente intransitáveis devido às fortes chuvas. Este avião, por muitas
vezes foi o único meio para chegar às cidades vizinhas, principalmente
Rondonópolis e Cuiabá para onde levava pessoas para tratamento de saúde,
resolver assuntos bancários ou para outros interesses. De lá trazia quase todas
as provisões que os agricultores necessitavam como ferramentas, peças, sementes
e remédios.
A
pista de pouso era uma área de chão batido, sem qualquer tipo de estrutura e
nem mesmo dispunha de iluminação. O avião passava por manutenção somente para
consertar as partes essenciais. Os instrumentos de navegação não mais
funcionavam e o piloto tinha que se guiar pelo traçado da rodovia. Quando era
surpreendido por forte chuva ou uma densa neblina, quase sempre perdia o rumo e
tinha que ficar por longo tempo sobrevoando a região até voltar a ver a estrada
novamente. Nestes casos sofria atrasos e por isso havia a necessidade de
aterrissar durante a noite, quando uma singular operação era colocada em
prática. A rádio de Canarana convocava os motoristas para que se dirigissem com
urgência até ao campo de pouso para identificar a posição da pista com os
faróis de seus veículos.
Parabéns para todos envolvidos nessa história de lutas e vitórias,desde DC3 aos colonos e desbravadores de Canarana,descobri essa cidade por um cliente amigo (EUGENE- residente no estado do Espírito Santo) que tem seu pai Srº Ireneu Schmidt residente em Canarana MT,falavamos sobre automoveis e perguntei ao seu pai,pessoa muito estimada que me vistou em meu ambiente de trabalho,nessa data falamos sobre vários temas,inclusive de Canarana,sendo ele Gaúcho e morador do MT,logo perguntei pq a distância do Sul,ele me falou de histórias de lutas e Vitórias muito especiais,guardei essa breve lembrança desses amigos que a vida nos dá,mesmo eu só tendo o visto por uma vez,amigo pq? 1) Pessoas de extrema educação e sabedoria,historias de lutas incentivadoras,pois imagino como deveria ser a cidade em 1975,hoje são 21.000 habitantes com certeza já cresceu bastante,o que fez deixar essa mensagem aqui foi essa breve história e esse belo monumento que a cidade tem, essa peça rara DC3 guerreiro e desbrvador. PARABENS Canarana MT e Parabéns Srº Schmidt pela escolha,em breve passarei para tomar um bom mate !! DEUA ABENÇOE.
ResponderExcluirPois eu só vi hoje este texto sobre Canarana, que sobrevoei quando ainda era só um projeto - apenas estavam marcando as ruas. Voei nesse avião DC-3, ainda antes da VACA, a convite do Schwantes. Eu havia fundado em Carazinho/RS o jornal O Interior (28.10.1974) e que tinha uma grande circulação entre os associados da cooperativas agropecuárias da região do Planalto Médio e Missões do RS. Assim, ao natural nossas conversas com o Norberto Schwantes foram se intensificando em várias reportagens especiais, visitando colonos já assentados no Mato Grosso, a partir de Barra do Garças, onde estava a sede da cooperativa de colonização. Acabamos nos tornando amigos.
ExcluirAgora, mesmo aposentado há vários anos, ainda estou interessado no assunto. Com surpresa me deparei com esses comentários de jornalistas que estiveram envolvidos com esta história emocionante, singular, única. Mas gostaria de saber mais sobre o pastor que, depois de virar um grande colonizador dessa parte do Brasil, acabou se elegendo em deputado constituinte e falecendo no mesmo ano da promulgação da nossa "Constituição Cidadã" que conseguiu assinar, mesmo gravemente doente.
Alguém aí, desse povo ligado à história de Canarana, poderia me indicar mais fontes de informação ? Ficaria muito agradecido. _ Contatos: Waldir Antonio Heck , WhatsApp 51.99981.7308/ Porto Alegre;