segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cmte. Binho: Apresentação aos amigos em Jaboticabal-SP/SDJC do seu Cessna-180...



Nasci em Jaboticabal-SP em 1954. Vivi o regime militar e a época da ditadura. Passei por isso tudo. Em 1971 sagrei-me pára-quedista civil esportivo e em 1972 tornei-me aviador. Foi tudo ontem, mas parece que foi ainda hoje. De CAP-4, J-3 e Paulistinha P-56, Stinson cheguei ao TOP LINHA da época, o Cessna monomotor asa Alta versátil, ágil e pau para toda obra.Comecei a trabalhar com Cessna-182 P Skylane,1974, o PT-KAZ. Era o que era: Beech era Beech, mas o que voava era Cessna, esse era o lema daquela época. Os Cessnas estavam sendo usados em larga escala para abertura de muitas fazendas.Entrei nessa e estou aqui.....
Tornei-me Cessneiro como a grande maioria dos pilotos da época. Éramos felizes e não sabíamos, pois nunca imaginávamos  o progresso da nossa aviação Arco e Flecha. 
A verdade é que tenho mesmo uma grande admiração pelos aviões Cessna, principalmente os convencionais. Aviões que nunca me deixaram na mão em nenhuma circunstância. Avião com tremenda robustez, que transmite tanta confiança e segurança, aquele amigo quer está contigo e que onde você entra você sai.
Você vai imaginar: Por que você acha que é tão importante para mim falar de Cessna ? Porque os Cessnas foram os aviões da minha vida e convivo com eles até hoje. Atualmente estou voando a trabalho, um C-182P Skylane e um Cessna-206H. De Cessna acho que eu entendo um pouco. Do modelo 120,140,170,172,175,180,206,207,210 e outros, todos fizeram parte da minha vida e só me deram alegria e satisfação. Com eles ganhei muito dinheiro. O suficiente para cumprir minhas jornadas de trabalho e conquistar meu lugar ao Sol, nos meus 60 anos de vida e 42 anos de aviação, com mais de 16.000 horas de voo voadas em inúmeras circunstâncias o Cessna esteve presente em boa parte.
Sou um sobrevivente do tempo como a grande maioria dos meus amigos aventureiros do ar, um herói que continua vivo, voando Cessna e outros bichos. Bem antes de começar a voar eu já era fã e um apaixonado pelos Cessnas Asa Alta, elegante avião, robusto, charmoso. Estou aqui para documentar pedaços da história dos Aventureiros do Ar, por que eu fiz com o coração, a vontade, a coragem e corri atrás dos meus sonhos.                                                                                        Existe sempre um bom motivo para estar perto de um clássico avião Cessna e o bom motivo desse Dezembro de 2014 foi a apresentação aos amigos de JABUKA/SDJC do Cessna-180, PT-CXB do BINHO, o Totózinho na intimidade da nossa amizade.
BETTY e o TOTÓZINHO, O CMTE.BINHO
Nani e os Cmtes:Rodrigo Fiorani, Humberto Chafai, Delfino.
 
 
PAULA ENOKI, DINA e CRIS BOEMEKE.
  
 
 
 

 
Aconteceu um coquetel de apresentação da sua aeronave aos amigos, no hangar do seu pai o Totó (Luiz Antonio Cheriche) em Jaboticabal-SP/SDJC. O PT-CXB foi totalmente reformado no maior capricho pela BMA- Birigui Manutenção de Aeronaves de Birigui-SP e ficou um brinco de aeronave. Todos os presentes convidados adoraram a aeronave e ficaram encantados.
 
Cmte. Mauro Moreira e Cesar Boemeke olhando detalhes técnicos na aeronave.
  
                            TOTÓ e MARTUCI BABY
  
                      Cmte. BINHO SOBREVOANDO SDJC com a família.
   
Entenda o Cessna-180 e seus irmãos: O Cessna 180 é um monomotor convencional produzido pela Cessna Aircraft Company de asa alta configurado para quatro assentos. Os primeiros modelos do avião eram essencialmente modelos do Cessna 170 com um motor maior de 170kW (225hp) O-470-A. O primeiro do tipo voou em 1952 e as entregas começaram em fevereiro do seguinte ano. A carreira do avião como um desempenho elevado único - devido à chegada do triciclo 180 baseou o Cessna-182 em 1956, mas pelo tipo tinha-se estabelecido então um nicho útil como um avião de serviço público. Depois tendo os modelos atualizados incluindo o 170kW (230hp) 180A, e o 180G (de 1964) com uma terceira janela. O nome de Skywagon foi aplicado aos 180 em 1969. Os 180 remanesceram na produção até 1981.
O Cessna 182 foi introduzido em 1956 como um variante triciclo de seu antecessor, o Cessna 180. Em 1957, a variante 182A foi introduzida com o mesmo nome, Skylane. Nos modelos subsequentes foram adicionados motores mais potentes e janelas maiores. A Cessna cita a retomada de produção de aeronaves da aviação geral em 1990, como este modelo, em virtude das mudanças das "leis de responsabilidade" dos Estados Unidos. Em 2005, a Cessna iniciou a oferecer o "Glass Cockpit" Garmin G1000 como um upgrade opcional para o Skylane. Subsequentemente, o Glass Cockpit se tornou um equipamento de fábrica, e não mais opcional.

Um comentário:

  1. Parabéns, tive o prazer de ver aqui em Andradina SP esse belíssimo avião voando, o som do motor é inconfundível, o mais Belo som de todos os cessnas, o som acompanhado de um assobio lindo, Parabéns mais uma vez por proporcionar esse lindo espetáculo!

    ResponderExcluir