O
MARINHO além de churrasqueiro de mão cheia, criador da apetitosa Picanha Dourada
a La Marinho feita na churrasqueira com lenha, demonstra outra habilidade
manual além da sua aptidão pelas carnes em cortes especiais sugeridos por ele, que torna qualquer
ambiente agradável, como o Hangar da dupla dinâmica MAURO&CAIO ENOKI no
aeródromo municipal de Jaboticabal-SP/ SDJC, onde o Marinho está praticamente todos os dias. Ele
está construído artesanalmente com esmero e muito capricho o seu avião, baseado
no projeto do já famoso TRIATHLON CB-10. Uma longa jornada de trabalho, Incluindo
dezenas de melhorias no projeto inicial de autoria do Prof Dr. Claúdio Pinto de
Barros da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais em Uberlândia. Ele está introduzindo com muita cautela materiais inovadores. Ao contrário da grande
maioria dos construtores desse espetacular projeto, aeronave biplace de asa
baixa e triciclo, que utilizam laminas de aço no seu trem de pouso, o Marinho
desenvolveu as pernas do trem de pouso principal em fibra de carbono de alta
resistência. Processo muito mais trabalhoso, porém torna o conjunto do trem de
pouso principal mais leve, mais resistente e seguro.
A grande parte da aeronave é confeccionada em madeira, revestida em
fibra de vidro, cujos moldes são feito de isopor. Os comandos ao invés de cabos são tensores rígidos bem mais
caro, entretanto muito mais pratico e
seguro. Mudou muita coisa em prol da segurança, como abertura de portas,
tanques de combustível, janelas de inspeção, tubos, terminais elétricos, conexões, parafusos
aeronáuticos/ NA, homologados para a aviação etc
Será empregado um motor Lycoming de 100 ou 115
HP, ainda não definido pelo seu construtor e instrumentos aeronáuticos básicos
de voo, tudo com o intuito de diminuir o peso da aeronave.
No hangar onde o Marinho está construindo seu avião, existem mais dois
iniciados pelo medico Alexandre, proprietário do hangar.
Na realidade já existe dois TRIATHLON CB-10 voando ha bastante tempo,
tendo sido construídos pelo TOTÓ (Luiz Antonio Cheriche). Entretanto o berço
dos TRIATHLON é na visinha Monte Alto-SP, onde o nosso querido amigo Cmte.
Celso Calegari foi o primeiro construtor dessa aeronave, tendo acreditado no
projeto e continua construindo até hoje essa versátil aeronave por encomenda, a
qual segundo seu projetista é também acrobática dependendo de pequenas
modificações e introduções. Assim podemos dizer que o Celso Calegari foi o
primeiro construtor do Triathlon e deles surgiram dezenas de outros construtores espalhados pelo Brasil.
Curiosamente em outubro de
2006, exatamente nos dias: 05,06,07,08 aconteceu na cidade de Araras-SP a 10ª
EXPO AERO BRASIL, ocasião em que foi realizado um concurso até então inédito no
Brasil. O concurso e premiação das Aeronaves Experimentais, promovido pela
ABRAEX- Associação Brasileira de Aeronaves Experimentais.
Teve como Comissão Julgadora: Cláudio Pinto de Barros, Eduardo Hilton,
Francisco Honorato, Luís Liski e Eduardo Licarião, que na Categoria Planta concederam o 1º Lugar/Aeronave, o CBA 306
TRIATHLON CB-10, prefixo PU-DPY do Proprietário/Construtor CELSO CALEGARI,
equipado com motor Rotax-912 de 80 HP. E aqui estão as fotos da ocasião da
merecida premiação em 2006.
Enquanto o MARINHO incentivado pela esposa CIDINHA vai construindo seu avião, nos finais de semana os amigos do Campo de Aviação se reúnem no Hangar do MAURO&CAIO, para degustar as deliciosas e criativas picanhas do Marinho, regadas com muita cerva gelada.
Fotos da construção do avião em 22DEZ2013.
Enquanto seu avião não fica pronto o MARINHO se diverte voando seu ultraleve GT, passeando com os amigos.
Um detalhe das famosas Picanhas Douradas do Marinho é um leve tom defumado além da cor vermelha amarelada, pois sendo feita na churrasqueira com lenha natural obtida de velhos galhos secos caídos de árvores existentes no Campo de Aviação, após grandes ventanias, acaba absorvendo pela leve fumaça exalada da madeira o característico sabor e cheiro aromático. Esse é o segredo do grande Marinho que costuma armazenar a lenha depois de picada, por certo tempo, na sombra do hangar. Ele não revela o maior detalhe, mas acreditamos que algum Conhaquinho ou Whisky vai na preparação além do sal marinho light.
De qualquer forma, se a cara é boa...Imagine o sabor !
Cmte, sabe de um encontro de aviadores em Piracicaba SP dia 27 de Abril
ResponderExcluirBoa noite Amigos
ResponderExcluirTenho um interesse muito grande nesta aeronave, embora não tenha tempo nenhum de poder nem pensar em construir uma unidade.
Gostaria muito de poder conhecer estas aeronaves em construção e também de conhecer as que estão prontas em voando.
Há alguma possibilidade?
Guilherme Curcio
Vitória - ES
gvc1000@gmail.com
Ola como vai! Tenho um fascínio pela aviação experimental, tenho como obter mais informaçoes, da construção desta aeronava.
ResponderExcluirAtt
Adhemar Conrado
Aracruz-ES
ademar.conrado@bol.com.br
Alguém tem o projeto com autorização do triathlon? Faz tempo que quero comprar
ResponderExcluirTudo bem amigo, qual cola usada para fazer a colagem da longarina
ResponderExcluir