Nunca um Boeing foi tão bem cuidado como o Boeing 737-200, o PP-SFI do nosso amigo Cmte. Capistrano. Desde a aquisição dessa aeronave, o amor e o carinho pelo avião vem aumentando dia a dia. Preservado na sua chácara, chamada de Chácara do Aviador em Araraquara-SP, onde pretende construir um Centro de Eventos, vai ganhando melhoria e comodidades. Manter um avião desse porte não é fácil não só pelo aspecto financeiro, mas pelas dificuldades em manuseá-lo. Nada disso assusta o Capistrano, que nas horas de folga dedica-se em tempo integral na preservação do seu tesouro, o PP-SFI. Melhorias mil foram introduzidas para preservação desse exemplar. Entre elas, o árduo trabalho de lavagem da aeronave que se encontra a céu aberto, numa região onde ainda impera nas proximidades algumas ruas de terra que ocasionam verdadeiras nuvens de pó impregnando a aeronave.
Ele mandou construir um verdadeiro estaleiro para proporcionar acesso externo do avião, utilizando desse gigante instrumento para executar a lavagem, polimento e limpeza externa da aeronave. Conta com a colaboração de vários alunos do Aero Clube local e de funcionários da EMBRAER que contribuem graciosamente com os serviços de manutenção necessárias. Recentemente contratou um profissional para retrofitar todo painel da aeronave e detalhes na pintura externa. Estive participando de uma das ocasiões da lavagem do Boeing e vi o intenso sacrifício da moçada para dar um banho de brilho na aeronave. Aqui estão as fotos para ilustrar o acontecimento. Para visita ao Boeing, no momento é necessário um agendamento prévio com o Cmte. Capistrano, proprietário orgulhoso da sua aeronave.
A chegada do BOEING 737-200 da ex-VASP na MORADA DO SOL, repercutiu por todos os cantos. Inclusive a rua em frente ao futuro Centro de Eventos a ser criado, recebeu o nome do pai do Cmte. Capistrano em homenagem prestada pela Camara Municipal e Prefeitura de Araraquara-SP.
O CAPI é tão caprichoso que não gosta de ver a aeronave suja. Duas vezes por mês lava o avião, mas em breve as ruas próximas serão asfaltadas e amenizará a infernal poeira.
Depois de um intenso e exaustivo trabalho de lavagem do BOEING, nada melhor que uma pausa para um merecido almoço, ali mesmo na Chácara do Aviador, recanto do Cmte. Capistrano, do PP-SFI, da sua família e dos amigos.
E o trabalho continua, mas é muito gratificante para todos... Estar ali ao lado do 737-200 é sem duvida uma volta nostálgica ao passado, que graças a coragem do nosso amigo CAPI está sendo preservada.
Esta de parabéns!!
ResponderExcluirIncrível!! Sonhei com essa cena diversas vezes ao ver as aeronaves da VASP 'largadas, jogadas' pelo Brasil. Parabéns!!! Espero um dia poder visitar.
ResponderExcluirFantástico. Tenho loja de aeromodelimo e gostaria de montar uma loja temática, ou seja dentro de uma carcaça dessas. Saber dizer o tamanho minímo no terreno para receber a aeronave ?
ResponderExcluirQue inveja desse Capistrano! Ter um 'Breguinha' no quintal de casa não é pra qualquer um!
ResponderExcluir