terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Duas EXPOSIÇÕES versando Aviação do passado.."ARARAQUARA VISTA DO CÉU" e "NAS ASAS DA PANAIR"

Inauguram-se amanhã (06/FEV) duas Exposições para os aficionados pela aviação. Uma exposição histórica fotográfica a partir dos anos 50, retratando "Araraquara vista do céu", que acontece no SESC na Morada do Sol,(06/FEV até 28/MAR), dentro da programação SESC VERÃO/FEV2013. Outra, recordando a empresa da Aviação dos Anos Dourados “Nas Asas da PANAIR do BRASIL”,que acontece no MUSEU DA TAM em São Carlos-SP também amanhã (06/FEV, até 03/MAR). Aqui vão as dicas, horários, preços e como chegar lá.
A Exposição "ARARAQUARA VISTA DO CÉU" foi organizada a partir de pesquisas em arquivos  fotográficos públicos e particulares, com uma mostra que reúnem fotos aéreas da cidade, realizadas na  década de 50 pelo empresario e Cmte. Edmundo Lupo e seus amigos, num justaposto de imagens atuais feitas pelo fotografo e historiador  André Amaral, produzidas especialmente para essa histórica ocasião.
Tive a oportunidade de voar com o saudoso amigo, Cmte. Oracy Aqzevedo, o qual foi Comandante de Constellation na extinta PANAIR do BRASIL. Por ocasião do meu aniversário de 40 anos, entregou-me como presente um cinto com a fivela da PANAIR, o qual utilizava no seu uniforme naquela época. Tal presente guardo a sete chaves com o maior carinho até hoje e faço uso do cinto da Panair só em ocasiões especiais por ser uma preciosidade. Ele me contou inúmeras histórias das travessias internacionais com o Constellation, durante os pernoites em que estivemos juntos, no tempo em que fui agraciado voar EMB.XINGÚ, o PT-MCI, com ele e com o Comandante Fernando Jucá, ex- REAL AEROVIAS, o qual também não deixava por menos com suas agradáveis histórias épicas.
 recomendado 
http://www2.saocarlosoficial.com.br/_fonte/ftestab.asp?c=LLE6ECWD8RDescrição: O Museu TAM, realização do sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro, reabre suas portas para o público. Em 1993, preocupados em preservar para as futuras gerações a história da aviação, os dois comandantes tiveram a ideia de criar o Museu Asas de um Sonho - hoje chamado Museu TAM.
Endereço:
 Está localizado em São Carlos, a 250 km de São Paulo. Fica no Distrito de Água Vermelha, no km 249,5 da rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto
Coordenadas (para quem quiser ir de avião):
Latitude 21º 52' 35' ' S e Longitude 047º 54' 12' ' W
Telefone:
  (16) 3306-2020
Site:
 www.museutam.com.br
Horário:
 
Quarta-feira a domingo, das 10h as 16h (entrada autorizada até as 15h)
Museu TAM conta a história da Panair do Brasil
Materiais e peças utilizadas pela extinta companhia aéreas serão exibidos para relembrar os 48 anos do encerramento de suas operações
O Museu TAM promoverá uma exposição especial sobre a história da Panair do Brasil entre 6 de fevereiro e 3 de março de 2013. A mostra marca os 48 anos do fim das atividades de uma das pioneiras e mais respeitadas companhias aéreas do País. O último dia de suas operações foi 10 de fevereiro de 1965.Voltada ao público em geral e realizada dentro do Museu TAM, a mostra apresentará materiais e uniformes utilizados pelos pilotos e comissários da Panair, além de um relevante acervo de objetos da empresa, que voava para África, América do Sul, Europa e Oriente Médio.Os visitantes também poderão conhecer o Constellation, modelo de avião mais utilizado pela empresa, que faz parte do acervo do Museu. Essa aeronave é um quadrimotor a pistão construído pela empresa norte-americana Lockheed em 1946. Chegou ao complexo de São Carlos, no interior de São Paulo, no fim de 2000 e foi submetido a restaurações, ganhando as cores da Panair.A mostra contou com a colaboração de ex-funcionários da companhia aérea, que foi fundada em 1929 com o nome de Nyrba do Brasil. Em 1930, a empresa foi incorporada pela extinta Pan American Airways (PanAm), tendo o nome modificado para Panair do Brasil. Durante os 35 anos de atuação, a empresa foi uma das principais do setor de aviação comercial no País.
SERVIÇO|Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até às 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.Entrada gratuita às quartas-feiras.Estacionamento e Wi-Fi gratuitos.
O Museu TAM (www.museutam.com.br) , localizado em São Carlos (interior de São Paulo), possui o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, com 79 aeronaves em exposição. Nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental. Criado em 1993, o espaço foi aberto ao público em 2006 com o nome de “Museu Asas de um Sonho” e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como “Museu TAM”. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas.
(Texto:Credito do Texto,Divulgação MUSEU TAM)
ESTIVE LÁ
Estive visitando a Exposição "ARARAQUARA VISTA DO CÉU" pelas lentes do Aviador Edmundo Lupo, retratando a Morada do Sol dos Anos 50 e 60. Um precioso resgate da memoria onde o visitante pode comparar o passado e o presente comparando as fotografias em dois tempos. No mesmo momento a história se funde, mostrando a evolução transformista na carruagem do progresso.  De modo que, o espectador mergulha no passado de um tempo bom e inocente para a agressividade arquitetônica que transformou a continua transformando a  cidade em seus sonhos.

Um comentário:

  1. Como posso ter acesso as fotos da exposição "ARARAQUARA VISTA DO CÉU" pois meu pai voava muito com o Comandante ( Edmundo Lupo) e eram compadres.

    Abraços

    Paulo Roberto Pachiega
    paulopachiega@gmail.com

    ResponderExcluir