domingo, 13 de janeiro de 2013

JOVEM, JOVEM....JOVEM... e grandes Instrutores de Voo do passado...

Aprendi a chamar todo mundo de JOVEM com o saudoso Instrutor de Voo do AC. Ribeirão Preto-SP, o italianíssimo NELSON DI GIOVANNI, durante o meu Curso IPE – Instrutor de Pilotagem Elementar de Aviões em 1976. Apesar dos cabelos brancos dele já naquela época, ser JOVEM era um termo educado, carinhoso, delicado e chique que agradava até aos mais velhos. Assim aprendi a usar essa colocação jovial, para chamar a todos que não conheço e introduzi por minha conta o MESTRE para os mais velhos que eu. Afinal, a meu ver, todo mundo é Mestre em alguma coisa. Só me dei mal com esse negocio de chamar os outros de Mestre, quando durante um voo nos anos 80, de passagem pelo aeroporto de Cornélio Procópio no Paraná, chamei o abastecedor de aviões do posto de combustível de Mestre e ele retrucou bravamente, corrigindo-me demasiadamente forte. Não sabia que ele era um religioso evangélico obcecado pela Bíblia, que não admitia alguém chamar o outro de Mestre, pois para ele já com doença mental  aparente, MESTRE era o onipotente DEUS, o MESTRE dos MESTRES. Nessa conjuntura da situação me dei mal. Tentei corrigir e não houve explicação alguma, além do fato dele me ver com outros olhos e não gostar de mim. Estava naquela época fazendo voos de aerofotos e o fotografo que me acompanhava, o "Titio", assim apelidado ficou horrorizado. Todas as vezes que pousava por lá para abastecer a aeronave ele me ignorava e somente se dirigia ao "TITIO" JOÃO, o dono da VOARTE, não aceitava nem sequer o dinheiro vindo das minhas mãos.
Coisas da vida que só se aprende voando por aí. Além do céu, a terra nos reserva muitos mistérios, muitas armadilhas, mas também encontramos nesse paraíso muita alegria, bons divertimentos, grandes amigos. Afinal ninguém é de ferro e não conseguimos contentar todo mundo a todo o momento. Quando não se tem maldade no coração tudo acaba se encaixando e o próprio tempo com sua sabedoria se encarregam disso.
O saudoso NELSON DI GIOVANNI partiu, mas deixou boas recordações aos jovens que chamava de JOVEM. Plantou sua semente e deixou um filho: grande AVIADOR, JOVEM e Mestre: Leandro Di Giovanni, hoje voando na aviação comercial. Era sábio e inteligente e encantava a todos que estavam ao seu lado. Grande Instrutor e um verdadeiro Mestre para mim, não só  foi o NELSON Di GIOVANNI, mas também os Instrutores de Vôo da minha época e da minha região: ERNESTO ELVINO BIANCARDI do AC. Jaboticabal-SP e o IVO ALVARO THIEZERINI de Monte Alto-SP.

2 comentários:

  1. Que emoção quando pesquisando o nome do meu pai no google encontro seu blog, uma homenagem ao meu Amado pai Nelson Di Giovanni...que com certeza deixou saudades em muitos. E com a graça de Deus pude ficar com ele ate seu ultimo minuto nessa terra, ele se foi na minha presença onde eu pude lhe dizer palavras amorosas e tambem dar o ultimo beijo, assim ele fez sua passagem.
    Obrigada, pelo carinho em lembrar de meu Pai...
    Solimar Di Giovanni Isola

    ResponderExcluir
  2. Apreciava as acrobacias do eximio piloto Giovanni a bordo do PT-19 , em Ribeirão, anos 50. Eu morava lá e, com a magia dos seus voos e os aeromodelos que eu montava para voarem no Leite Lopes, decidi seguir a carreira de piloto da FAB, começando com a EPCAR em 1957, me formando em 1963. Que Deus proteja Nelson e todos os pilotos, no Céu dos Aviadores!

    ResponderExcluir