quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caminhos Cruzados...Perdemos mais um grande amigo. A vida tem dessas....

A vida e a aviação por ser dinâmica me deram centenas e centenas de amigos em 40 anos de atividade(1972-2012). Alguns estão voando até hoje. Outros partiram prematuramente para a Eternidade. A vida tem dessas. Encontros e desencontros. Cruzaram nossos caminhos, fizeram a diferença e de uma forma ou de outra foram embora.
Tive a satisfação de conhecer e depois conviver um bom tempo com o Piloto Agrícola: Cmte. Clovis Vezune, assim que conclui o CAVAG-Curso de Aviação Agrícola em 1979 no CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agrícola na Fazenda Ipanema em Iperó-SP. Havia conhecido o também Piloto Agrícola Edilson Pitanga quando eu era Instrutor de Vôo no AC.Jaboticabal-SP nos anos 70. Ele residia em Jaboticabal-SP e voava THURSH COMMANDER SR-600 na Serrana Aviação Agrícola da QUIMBRASIL na Usina São Martinho em Pradópolis-SP, comandando a maior aeronave agrícola naquela época e me convidou pra voar lá.
Aceitei, cheguei com a maior alegria e a empresa SERRANA QUIMBRASIL fechou e as aeronaves foram vendidas. A maioria para a AÉRO AGRICOLA CAIÇARA LTDA do Cmte. Roberto Moura, com escritório em Santos-SP e base operacional e oficina de manutenção na Fazenda Mambú da família, em Itanhaém-SP. O Cmte. Pitanga continuou  voando na Usina São Martinho pela CAIÇARA e me levou para ser seu ala. Como não tinha experiência na nova atividade passei a voar inicialmente os PIPER PAWNEE -235 e 260 HP (PT-DJS,PT-DJM,PT-DJT,PT-DOX,etc...) da empresa, aprendendo os primeiros passos nessa atividade tão técnica e cheia de riscos.
Meu desempenho foi satisfatório e a sorte que anda até hoje do meu lado, fez com que apenas três meses depois, já estava voando THRUSH COMMANDER SR-600 lado a lado com o Pitanga.
Nunca devi tanto a tão poucos. Meus primeiros voos profissionalmente aconteceram em uma Usina de Açúcar em Rafard/Capivari-SP, onde o Cmte. Roberto Moura me levou para terminar algumas áreas de aplicação de herbicida e trazer o Piper Pawnee PT-DJS para Pradópolis. Lá em Rafard-SP conheci um extraordinário Técnico Agrícola com vasta experiência na aplicação de defensivos por via aérea, o Mineiro, que sem hesitação e muita dedicação me ensinou muito.
Já na Usina São Martinho em Pradópolis-SP, além do Cmte. Pitanga, meu orientador nas atividades aéreo-operacionais, surgiu outro Técnico Agrícola conceituado e muito experiente que me ajudou bastante, o Nivaldo Donizete.
Como a Campanha aeroagricola na cultura da cana de Açúcar em média era realizada em seis meses, os meses ociosos eu me dedicava a ministrar instrução no AC.Jaboticabal e cheguei a ir voar nas Culturas de Banana no vale do Ribeira, ficando na Base operacional da Caiçara em Registro-SP.
O Clovis voava lá na região de Juquiá, Cajati, Sete Barras, Eldorado, Jacupiranga, etc..em tempo integral. Na minha concepção ali era o nosso Vietnã brasileiro. Quando você ia voar nas áreas do Morro do Votupoca (www.camiloaparecido.blog.terra.com.br) , longe da civilização parecia que estava sei lá onde. Acho que no Camboja.Toda região serrana ali perigosa e cheia de armadilhas. Morros, fios,nevoeiros, árvores e bananais por todos os lados. Os nipônicos ali residentes dão um toque típico na região, com sua tradição e costumes. A região era perigosa. Gostava muito deles.
Uma das peculiaridades do Clovis eram a simplicidade e bondade. Ele dividia as coisas com os outros. Quando lá cheguei para voar nas áreas de banana ele me deu as melhores e mais fáceis áreas para serem tratadas, ficando com as piores e assim mesmo quase acabei enroscando em um fio. O susto foi grande, incrivelmente consegui sair vivo. Num relance passei por baixo raspando nas bananeiras. Não consegui dormir aquela noite. Não gostei dali e meses depois fui embora e não voltei nunca mais.
Valeu a experiência, onde tive três incidentes marcantes. Duas paradas de motor em plena serra, com um pouso na BR-116 próximo a Jacupiranga-SP entre os carros, de onde decolamos no fim da tarde, após a troca do motor e outro pouso forçado numa micro estrada entre os morros, onde bati no barranco e quebrei o nariz. Além disso, certa ocasião ao decolar carregado para fazer a aplicação, perdi o trem de pouso esquerdo. Como nós usávamos radio PX Motorola consegui falar com o técnico agrícola Rubinho. Apliquei o produto e pousei em uma pista improvisada com muito capim nas laterais, onde me aguardavam. Na final garantida, cortei o motor e planei até o solo. Toquei suavemente com o trem direito, segurando o avião até tocar com a asa o capim da lateral esquerda, onde parou sem maiores problemas e sem danificar a aeronave. No outro dia colocaram outro trem de pouso e continuamos o trabalho.
Alguns anos se passaram, as áreas da usina aumentaram, o Cmte. Pitanga que viera de Paranaguá-PR deixou a empresa e foi para Palotina-PR, voar em uma Cooperativa que estava engatinhando sua Aviação  e derrepente fiquei sozinho com dois aviões SR-600 para voar, um na aplicação de herbicida e outro para aplicação de sólidos. A Campanha de Adubação Aérea na Cana de Açúcar de 1989 foi a maior de todos os tempos na Usina. Pedimos reforço e a Aeroagricola Caiçara além de mandar mais um piloto para auxiliar-me enviou outra aeronave Thrush Commander com o Piloto Agrícola Edson Takakura  e senão bastasse precisamos do auxilio de mais uma aeronave, um EMB.IPANEMA para as áreas menores. Entre uns e outros o Clovis Vezune, que não via a muito tempo, pois estava voando no Vale do Ribeira pulverizando bananas apareceu por lá, para voar com a gente e ajudar no trampo. Foi um convívio muito bom. Era também um excepcional Piloto de Trush, apesar de estar voando só Pawnee não havia perdido a mão. 




Realmente a vida prega muitas peças na gente. Grandes amigos e companheiros daquela época já partiram, mas não saem das nossas lembranças. Foram dias alegres e felizes num convívio familiar, com muito trabalho e também com memoráveis momentos de lazer. Recentemente fiquei sabendo que o PAGR. Edson Takakura havia falecido em um acidente automobilístico chegando à sua base para prestar serviços de pulverização na região de Luis Antonio/SP e Pradópolis/SP. 

Sr. Afonso Balsi, funcionário da usina, que conduzia nossa equipe durante os serviços na Usina São Martinho também já faleceu. O jovem Mecânico de Aviação Nivaldo, especialista em THRUSH SR-2R 600 HP também partiu para a eternidade.
Há alguns anos passados encontrei-me com o Clovis Vezone em Itápolis. Ele estava se recuperando de algumas queimaduras, pois havia se acidentado com um Pawnee pulverizando bananas no Vale do Ribeira, do qual conseguiu sair após o impacto, mas dessa vez infelizmente não teve a mesma sorte e não conseguiu.






















Noticia triste recebo ágora:
Um avião pulverizador caiu na manhã de quarta-feira/03.OUT.2012 no município de Juquiá, no Vale do Ribeira, região sudeste de São Paulo e o piloto, que não teria conseguido sair do avião, faleceu no local carbonizado. O acidente aconteceu por volta das 9h. A aeronave pertencente à  Aéro Agrícola Caiçara – sediada em Santos/SP, que era pilotada por Clovis Vezone, itapolitano de 67 anos de idade, com mais de 20 anos de experiência na área, fazia a pulverização de uma plantação de banana no momento do acidente, com a aeronave Piper Pawnee PA-25/260, prefixo PT-DOX, a qual ficou totalmente destruída pelo fogo.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade de Registro-SP, que foi acionado para atender a ocorrência, o avião sobrevoava a plantação quando colidiu com uma rede de alta tensão e pegou fogo, ficando por um tempo, pendurado nos fios. A aeronave caiu no canteiro lateral da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), próximo ao km 409.
Lamentavelmente perdemos um grande profissional, verdadeiro amigo que deixa saudades eternas no coração daqueles que tiveram a oportunidade de convívio com ele.
Seu sepultamento ocorreu no dia 04/OUT às 15:00 horas na cidade de Itápolis-SP com a presença de familiares e grande números de amigos que estiveram no velório, dando a ultima despedida. Não pude comparecer, pois estava viajando a serviço, mas guardo as boas lembranças do tempo que estivemos  junto e a sua imagem do nosso ultimo encontro. Que descanse em paz, após cumprir com louvor sua missão aqui na terra. Tenho certeza que está no céu acima de tudo, lugar onde sempre gostou de estar...

2 comentários:

  1. Muito bonita e justa a homenagem aos fantásticos pilotos agrícolas com sua dedicação e que fazem de sua profissão ainda mais nobres. Meu respeito e admiração. Abraços a todos Prof. Wellington

    ResponderExcluir
  2. Vivi tudo isto meu pai era o administrador Nelson Andrade, e foi lá que aprendi a voar e amar a aviação. saudades de todos que fizeram parte da minha infância e juventude

    ResponderExcluir