O Cessna 305 Bird Dog é uma aeronave norte-americana monomotora de asa alta para ligação e observação, controle aéreo de tiro e controle aéreo avançado fabricado pela Cessna Aircraft Company. Recebeu as designações militares L-19 e O-1. Com capacidade para dois tripulantes, vôou pela primeira vez em 1949. Foi empregado na Guerra da Coréia (1950-1953) e na Guerra do Vietnã. Uma variante para treinamento foi desenvolvida em 1953. A Cessna produziu 3.431 aviões, que também foi construído sob licença pela Fuji, no Japão. Foi a primeira aeronave a ser usada pelo Exército norte-americano após a criação da Força Aérea Americana. Foram fabricadas 3.431 unidades que operaram em diversos países do mundo. O L-19 recebeu o nome de "Bird Dog", como resultado de um concurso realizado com os funcionários da Cessna para escolha do nome da aeronave. O vencedor foi Jack A. Swayze, um fotógrafo industrial. Foi selecionado por uma comissão do Exército dos EUA. O nome “BIRD DOG” foi escolhido porque o papel da nova aeronave do exército era encontrar o inimigo pelo ar e guiar a artilharia. Enquanto voava baixo e próximo ao campo de batalha, o piloto iria observar a concentração inimiga e ajustar o fogo da artilharia através da transmissão de posição exata pelos seus rádios, na forma de um cão de caça usado como perdigueiro pelos caçadores.
No Brasil os L-19 "Bird Dog" entraram em serviço em 12 de dezembro de 1955, quando a 1º ELO – Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB foi reativada na Base Aérea de Santa Cruz, após o retorno das operações na Itália durante a 2ª WAR com Piper Cub J-3, em trabalho conjunto coma FEB- Força Expedicionária Brasileira do nosso Exercito, auxiliando nas operações de posicionamento de tiro para a artilharia divisionária. Foram empregados até 19 de julho de 1972 as aeronaves L-19A e L-19B “BIRD DOG”, quando fundiu-se com o 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (3-ERA) equipado com os NA T-6 armados. Essa fusão deu origem ao Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (3º EMRA), que utilizava jatos Embraer AT-26 Xavante, helicópteros Bell UH-1H e monomotores Neiva L-42 Regente ELO, para transporte leve e ligação. Com a desativação do 3º e do 4º EMRA no dia 09 de setembro de 1980, foram criados dois novos esquadrões: o 3º/8º GAv Esquadrão Puma na Base Aérea do Galeão e o 1º/13º GAv Esquadrão Paquera na Base Aérea de Santa Cruz. Há quem afirme que os L-19 “BIRD DOG” saíram realmente de serviço na FAB somente em 1980, dado as circunstâncias da desativação dos respectivos Esquadrões.
No Brasil os L-19 "Bird Dog" entraram em serviço em 12 de dezembro de 1955, quando a 1º ELO – Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB foi reativada na Base Aérea de Santa Cruz, após o retorno das operações na Itália durante a 2ª WAR com Piper Cub J-3, em trabalho conjunto coma FEB- Força Expedicionária Brasileira do nosso Exercito, auxiliando nas operações de posicionamento de tiro para a artilharia divisionária. Foram empregados até 19 de julho de 1972 as aeronaves L-19A e L-19B “BIRD DOG”, quando fundiu-se com o 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (3-ERA) equipado com os NA T-6 armados. Essa fusão deu origem ao Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (3º EMRA), que utilizava jatos Embraer AT-26 Xavante, helicópteros Bell UH-1H e monomotores Neiva L-42 Regente ELO, para transporte leve e ligação. Com a desativação do 3º e do 4º EMRA no dia 09 de setembro de 1980, foram criados dois novos esquadrões: o 3º/8º GAv Esquadrão Puma na Base Aérea do Galeão e o 1º/13º GAv Esquadrão Paquera na Base Aérea de Santa Cruz. Há quem afirme que os L-19 “BIRD DOG” saíram realmente de serviço na FAB somente em 1980, dado as circunstâncias da desativação dos respectivos Esquadrões.
Características gerais:
Tripulação: 2
Comprimento: 25 ft 9 em (7,85 m)
Envergadura: 36 ft 0 in (10,97 m)
Altura: 7 pés 3 ½ in (2,22 m)
Área da asa: 174 ft ² (16.16 m²)
Peso vazio: 732 kg
Peso máximo de decolagem: 2.400 lb (1089 kg)
Motorização: 1 × Continental O-470-11, seis cilindros, 213 hp.
Velocidade máxima: 130 mph (209 km / h)
Alcance: 530 milhas (853 km)
Teto de serviço: 20.300 pés (6.200 m)
Taxa de subida: 1.040 pés / min (317 m / min)
Tripulação: 2
Comprimento: 25 ft 9 em (7,85 m)
Envergadura: 36 ft 0 in (10,97 m)
Altura: 7 pés 3 ½ in (2,22 m)
Área da asa: 174 ft ² (16.16 m²)
Peso vazio: 732 kg
Peso máximo de decolagem: 2.400 lb (1089 kg)
Motorização: 1 × Continental O-470-11, seis cilindros, 213 hp.
Velocidade máxima: 130 mph (209 km / h)
Alcance: 530 milhas (853 km)
Teto de serviço: 20.300 pés (6.200 m)
Taxa de subida: 1.040 pés / min (317 m / min)
Fontes Consultadas:
1- A. Camazano: A História dos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque 2004
2- Rudinei Dias Cunha,1966-2011.
3- Wikipédia, A Enciclopédia Livre da Internet
Fotos By Delfino.
Comandante, lindo blog.Voltei no tempo ao ler sobre os Bird Dog. Voei alguns na ELO. Hoje aposentando voltei para os pampas do RGS, mas tenho saudades daqueles tempos voando L-19.
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