segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AVIAÇÃO AGRÍCOLA. TRABALHO EM EQUIPE...



































































Quando o bicho pega e a lavoura pede ajuda, nada melhor do que uma ajuda rápida e funcional que vem do céu. A Aviação Agrícola cumpre seu papel com segurança e rapidez resolvendo o problema em curto espaço de tempo sem agredir a cultura. É o elo de trabalho entre o homem inteligente e o campo.
Muitas vezes pela extensão da cultura, uma única aeronave não dá conta de fazer todo serviço em curto espaço de tempo e daí se unem para cumprir essa meta.
O rendimento de uma pulverização aérea está diretamente relacionado com a extensão dos tiros de aplicação, pois quanto maior seu comprimento, menor número de balões serão necessários, reduzindo-se consideravelmente o tempo de vôo sem aplicação. Como o custo operacional de uma aplicação com aeronaves agrícolas é considerado todo o tempo de vôo gasto desde o inicio de funcionamento do motor da aeronave até a parada final do serviço e do motor.
As áreas cresceram e com isso os aviões acompanharam o seu desenvolvimento, ou seja, foram desenvolvidos aviões maiores e com maior capacidade de transporte de carga. Procurando trabalhar em pistas construídas o mais próximo da área a ser tratada e quando isso é feito com grandes aviões o rendimento aumenta consideravelmente. Principalmente porque tendo capacidade de carga maior, evita inúmeros abastecimentos, pousos e decolagens. O bom piloto agrícola é aquele que procura transmitir a técnicos, coordenadores em aviação agrícola, leigos, agricultores e entusiastas nessa modalidade de trabalho, os fundamentos, princípios, orientações e conhecimentos reais e práticos dessa atividade tão técnica. O avião agrícola nada mais é que uma maquina que serve para aplicação de agroquímicos líquidos ou sólidos. Tem sido também utilizado no combate a incêndios e povoamento de peixes em rios e lagos. Recentemente visitei uma frente de trabalho de aviação agrícola e fiquei muito feliz em encontrar antigos amigos dessa aviação. Afinal, a paixão pela aviação agrícola continua circulando no meu sangue e sempre que posso estou com os amigos dessa atividade, pois tenho o maior respeito e consideração por quem abraça esse sonho e faz dele o seu ganha pão com consciência ambiental, protegendo e valorizando o meio ambiente. Sejam aviões pequenos ou grandes, motores convencionais a gasolina/álcool ou potentes turbinas que exalam o cheiro do querosene tudo é valido. A cada dia nossa crescente agricultura tão diversificada necessita de pilotos e aviões para cumprir sua tarefa de ajudar a produzir sustentavelmente e bem. Parabéns a todos os amigos que estão voando essas missões aeroagricolas e sucesso para os que estão começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário