segunda-feira, 9 de maio de 2011

CMTE. MERGULHÃO, Sobrevivente do Araguaia.






















































































































































































































Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, MERGULHÃO é uma ave da ordem dos Podicipediformes, possuindo cerca de 20 especies de mergulhões que habitam, sobretudo zonas de água doce como estuários, lagos e rios. Nesse estudo não foi catalogado o tipo de "Mergulhão Humanus", Cmte De’ Saggula. Uma espécie rara,sobrevivente das águas do rio Araguaia. Sua plumagem é queimada pelo sol meio avermelhada. De pescoço longo, parte de um dos seus membros superiores, chamado mão, foi perdido numa ação desastrosa de trabalho, mas o Cmte. Mergulhão nem assim deixou de ser um eximinio pára-quedista e um pilotaço das águas emergentes do Araguaia.
Só não deu certo o seu Mergulho caçando algum peixe no Araguaia. Errou o arredondamento e deu de bico nas águas cristalinas, lá pelas bandas de Conceição do Araguaia. Era uma ave solitária que migrou por lá, formou casal, teve uma filha maravilhosa e acabou voltando para a CIDADE DAS ROSAS, seu ninho natal.
Tentou construir um ninho novo na água como seus irmãos Pato-mergulhão alados pela natureza, enquanto tomava conta da Fazenda do seu pai na região do Araguaia, mas não deu certo. Fez história que deixou escrita por lá e hoje nos bate papos de botecos lembramos daqueles bons tempos que não voltam mais, da caça e da pesca farta, dos voos rasantes sobre o rio e as praias naturais no verão. Acompanhou o crescimento do turismo no Araguaia, participando dessa integração fazendo seus elegantes voos panorâmicos com passageiros na sua aeronave anfibia HIDROFLYER, tirando o sossego de muitos ribeirinhos com o ronco do seu motor Rotax, espantando os animais arredios e deixando-os assustadiço. Deixou centenas de amigos por lá, conquistados nas suas aventuras aeroanfibias pelo Araguaia e pela Ilha do Bananal. Viveu episódios fantásticos e alguns até divertidos. Era o transporte mais rapido da região naquela época, pousando no rio ou nas lagoas mansas. Chegou até a transportar um defunto no seu Hidroflyer, enquanto sua esposa tomava conta dos negócios da familia, uma Pizzaria.
O "Cmte. Mergulhão" assim batizado e conhecido nas águas limpas e claras protegidas por matas ciliares preservadas e com abundância de peixes se estrumbicou, mas sobreviveu. Recebeu esse TITULO por ter mergulhado com sua aeronave água a dentro e ainda conseguir sair ileso dessa desastrosa manobra aeroanfibia. Regressou para Jaboticabal-SP trazendo seu HIDROFLYER de caminhão, reconstruiu a aeronave e ficou voando na CITY OF ROSES por algum tempo, tendo vendido o anfíbio para um cidadão de Formiga-MG. Hoje cuida da reabertura do aeródromo Municipal de Jaboticabal-SP/SDJC, fazendo as adequações exigidas pela ANAC para desinterdição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário