segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Morre o Fundador da AIR TRACTOR, Pai da Aviação Agricola Moderna.


Morre o Fundador da Air Tractor, Pai da Aviação Agrícola Moderna.


Texto by Bill Lavender da AG Air Update/AG.Aviaton's Newspaper-USA.
Wichita Falls, TEXAS - Leland Snow, fundador e presidente da Air Tractor, Inc. , e inventor da moderna aeronave aeroagrícola, morreu na manhã de domingo, 20 de fevereiro de 2011, enquanto corria perto de sua casa. Ele tinha 80 anos de idade.
Snow deixa um legado de 53 anos de projetos aeronáuticos e inovações que resultaram na era do avião agrícola moderno. A Air Tractor, a empresa que ele fundou em 1972, produz as aeronaves agrícolas mais famosas e bombeiros aéreos monomotores para combate aéreo a incêndios. A linha de produtos da empresa inclui aeronaves com capacidades para 400, 500, 600, 800 e 1.000 galões , com motorizações a pistão e turbina da Pratt & Whitney. Eles são usados para aplicações agrícolas, reflorestamento e combate a incêndio, erradicação de plantações de narcóticos, transporte de combustível, combate a pragas de gafanhotos e limpeza de derramamento de óleo em águas costais. Aeronaves Air Tractor são encontradas trabalhando não só nos Estados Unidos mas em todo o globo: Canadá, México, América do Sul e Central, África do Sul e do norte, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Itália, Croácia, Macedônia, Arábia Saudita e Coréia do Sul.
Uma lenda nos deixa, mas seu espírito permanece
Mr. Leland Snow e AgAir Update publisher
Bill Lavender na Convenção NAAA 2010
by Bill Lavender -
Recebi uma ligação hoje. Eu sabia que um dia esta ligação viria, mas era impossível saber quando. Me disseram que Mr. Leland Snow, fundador da Air Tractor, tinha falecido. Quem quer que leia este blog deve saber quem Mr. Leland era. Não preciso explicar. O que eu quero é passar os sentimentos e pensamentos que eu sei que todos nós temos não importa que tipo de aeronave voamos, para aqueles que não voam, e até para aqueles que podem não ter conhecido Mr. Leland.
Com uma carreira que começou com a primeira aeronave Snow no verão de 1953 até hoje, Leland Snow mudou a face da aviação agrícola para sempre, levando-a dos dias do Stearman biplano até o AT-1002, quase dez vezes mais avião.

Minha experiência com Mr. Leland começou no outono de 1979. Eu tinha decidido “subir” do meu Ag-Cat modelo B com motor radial de 600 hp para um avião turbina. Na época, eu mal podia juntar o dinheiro suficiente para optar pelo motor PT6A-11AG mais barato, que a Air Tractor esteva por oferecer em seu AT-400 e a Thrush já oferecia em sua aeronave de 400 galões.
Mr. Leland me prometeu que se eu esperasse um pouco mais, o Air Tractor com o motor -11AG estaria disponível. Sendo jovem e impaciente, decidi comprar o Thrush.
Ao longo dos anos, meu caminho se cruzou com o de Mr. Leland muitas vezes. Parece que em cada conversa que eu tinha com ele, eu saía sabendo um pouco mais sobre algo do que eu sabia antes. No congresso da NAAA de 1988 em Mobile, Alabama, abordei Mr. Leland, explicando como eu estava por “escrever” um jornal de aviação agrícola. Ele me ofereceu encorajamento, mas não sei se ele realmente acreditou em mim. Ele me permitiu tirar sua foto ao lado de um Air Tractor.
Nosso relacionamento cresceu com os anos. Sempre que eu queria me comunicar com ele, ao invés de interromper seu dia com um telefonema, eu lhe enviava um fax, quando todo mundo já estava usando o e-mail. Ele sempre respondia com um fax escrito a mão. Tenho certeza que ele fazia o mesmo com muitos outros.
Um dia um fax dele chegou na minha mesa: “Bill, se possível, por favor, quando você fotografar um Air Tractor em vôo, não faça a hélice aparecer parada. Parece que o avião teve uma pane de motor”. No que li isto, pensei, “Ele tem razão”. Não sendo um fotógrafo treinado, eu tinha ficado orgulhoso quando consegui ajustar o tempo de exposição da câmera para “parar” a hélice, como se o avião estivesse planando no ar. Mr. Leland não via assim. Daquele dia em diante, sempre me assegurei que a hélice de uma aeronave em vôo aparecesse borrada na foto, para mostrar que ela estava girando.
Em outra ocasião, eu estava ouvindo Mr. Leland dar uma palestra em um congresso. Ele estava explicando como a Air Tractor avançava desenvolvendo novas ideias para melhorar seus aviões. Saí daquele encontro depois de ouvi-lo dizer: “A tecnologia não dá ré”. Uma maneira simples de explicar, mas nada mais verdadeiro, e estas palavras ficaram comigo desde então.
Durante os mais de 50 anos de Mr. Leland na aviação agrícola, ele testemunhou muitas mudanças, em especial nos aviões. Seu primeiro projeto de avião agrícola tinha o piloto em uma cabine aberta, sentado logo atrás do motor radial, com o hopper atrás do piloto. Que diferença para hoje, com o piloto sentado atrás do hopper, em uma cabine com ar condicionado, com air bags nos cintos de segurança, guiado por um GPS de alta tecnologia, equipamento de aplicação sofisticado e motorizado com uma turbina PT6A.
A aviação agrícola de todo mundo sentirá falta e se lembrará de Leland Snow. Não sabemos o quanto dos avanços aeronáuticos que nos beneficiam hoje são esforços seus. Mesmo aos 80 anos de idade, ele nunca parou de trabalhar no sentido de fazer do Air Tractor o melhor avião possível. Ele aumentou os limites de nossa imaginação com tamanhos de hopper cada vez maiores, melhoramentos nas células e motores mais potentes, expandindo até entrar no mercado militar com o AT-802U. Espero que eu possa aproveitar minha vida tanto quanto Leland Snow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário