segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O TEMPO E EU...





















Nos fins dos anos 60 e inicio da década de 70, o Cmte. João Delallibera voava entre outros aviões de sua propriedade um charmoso monomotor Cessna-170/ A, enquanto nós garotos amantes da aviação íamos ao aeródromo SSJB, hoje SDJC, o antigo Campo de Aviação do ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP no seu auge de belas conquistas. Aprender a administrar o tempo é um desafio constante e nós jovens soubemos bem administrar nosso tempo, pois tínhamos tantas coisas na cabeça. Carregávamos sonhos de ser um dia aviador e nos inspirávamos nos pilotos antigos do Aero Clube, que brilhavam com suas aeronaves nos céus jaboticabalenses. Nós vivíamos ali onde o sábado e domingo e mesmo uma escapadela durante a semana tinha destino certo, o Campo de Aviação. Ali passamos boa parte da nossa infância e juventude, onde trazemos boas lembranças que não voltam mais.
Achei algumas fotos envelhecidas no fundo do baú e resolvi dar vida a elas contanto o seu passado histórico, tentando organizar de forma que possa reeducar as tênues lembranças que o tempo não conseguiu apagar. Organizando de forma planejada, acertando os ponteiros do tempo e recuando o relógio cronologico para que possamos voltar ao passado. Doces lembranças dos amigos do colégio e dos amigos de farra. Saudável memória guardada em frases raras e momentos certos, de horas inesquecíveis de uma convivência cordial com os amigos e colegas, podendo hoje dar o depoimento testemunhal do que foi o passado menino que eu vivi. Assim nada ficou perdido para sempre nesse segmento de vida sintetizado na Teoria da Imagem Mental que ninguém consegue nos roubar, pois fomos parte da existência positiva dessa relação. Submergem no meu peito roteiros para essas revelações registradas com fatos e fotos, pois o passado vive em mim. Afinal eu estive lá, eu vi, por isso tenho origem e raízes naquele Campo de Aviação, onde ainda perpetua firme e solido os pensamentos idos e vividos. Certo que muitos de nós não vamos nunca mais nos encontrar, pois cada qual seguiu seu destino, mas foi bom enquanto durou........... O céu não deixou rastros dos aviões que ali voaram naquele cenário. Estamos envelhecendo, pois o tempo acelera a cada dia, ampliando novos horizontes anônimos e universais, porque não sabemos calcular a dimensão e duração do percurso que ainda temos que cumprir, persistindo sem que envelheça ainda mais os nossos sonhos e as nossas lembranças. No rastro das velhas e preciosas imagens, só encontraremos a chave da nossa personalidade se voltarmos ao passado, na certeza de que tudo o que a nossa memória trouxe a luz hoje tem interesse emocional. O tempo passa, o tempo corre, o tempo não para e cada um tem sua historia. Assim podemos reconstruir nossas lembranças. Eu queria ter de volta esse tempo que se foi, mas se não consigo, aqui ficam as fotos desses belos momentos. Estejam onde estiverem meus camaradas, eu estou aqui retratando aquilo que não consegui esquecer, nem eu e nem o tempo....

Um comentário:

  1. Não podemos voltar no tempo mais fomos agraciados por Deus para relembrar e sentir cada emoção saudosista do passado. " Só pode contar historias que viveu o momento"
    Assim nosso amantes da aviação e de vossas historias, acalentamos a alma com as vivências de outrora.

    ResponderExcluir