A Indústria Aeronáutica Americana GRUMMAN tem suas origens na IIª Guerra Mundial, quando foram construidos inúmeros aviões de combate e anfíbios, como o famoso ALBATROZ entre uma infinidade de modelos. Com o fim da guerra a GRUMMAN dedicou-se como toda indústria aeronáutica pós-guerra à construção de aviões civis e entre eles sagrou-se vencedora de um projeto altamente vendável, construindo de 1969 a 1976 o treinador Yankee AA1, AA1A ,AA1B de dois lugares equipado com motor de 108 HP, o TCat e o Lynx AA1C de dois lugares com motor de 115 HP nos anos 1977 e 1988. O modelo Traveler AA5 de quatro lugares com motor de 150 HP nasceu em 1972 e foi fabricado até 1975. O Cheetah AA5A também de quatro lugares e com motor de 150 HP foi construído de 1976 a 1979. OTiger AA5B de quatro lugares e motor de 180 HP foi fabricado de 1975 a 1979 e posteriormente de 1990 a 1993. O Tiger AG5B de quatro lugares e com o mesmo motor de 180 HP melhorado teve inicio sua construção em 2001 e é construído até hoje. O Cougar GA7 também de quatro lugares, um pequeno bimotor equipado com dois motores de 160 HP foi produzido de 1978 a 1979. Essa é a grande família GRUMMAN que passou seus direitos, inicialmente para a indústria AMERICAN GENERAL e finalmente para A TRUE FLIGHT AEROESPACE que se dedica até hoje na melhoria do TIGER, com novas inovações de painel, superfícies aerodinâmicas melhoradas, fazendo desse modelo o verdadeiro conceito de voar, O VERDADEIRO VOO (True Flight), LAR DOS TIGRES E SEUS PARENTES !
Na SUN’n FUN-2010 em Lakeland-FL/USA, que aconteceu entre 13 a 18/ABRIL, tive o prazer de visitar a True Flight Aerospace durante dois dias, onde fui bem recebido pelo seu Presidente: Kevin Lancaster, o qual estava demonstrando a ultima geração do TIGER-2010 com opção de painel G-1000, que se encontra disponível para venda no mercado. Falou-me das inovações introduzidas que aumentaram o desempenho da aeronave em conforto, comodidade e velocidade. Imaginei : Se o meu AA5 TRAVELER ano 1973 com motor de 150 HP já é um avião fantástico em todos os sentidos, o que não será esse irmão mais novo batizado de NEW TIGER com motor de 180 HP. Constatei o novo dimensionamento aerodinâmico do capô do motor, o reposicionamento dos faróis, a remodelação das pontas de asas e carenagens de roda mais aerodinâmicas e a introdução de um novo sistema de escapamento, sistema de abertura externa do bagageiro, melhoria no painel e seus equipamentos, bem como a nova disposição das manetes em uma só caixa, usando sistema padronizado e modernizado tipo alavancas. O novo TIGER 2010 por ser um avião relativamente barato comparado aos similares, com custo beneficio elevado, veloz e econômico com bom alcance e de fácil pilotagem tem sido sucesso de vendas garantido até hoje.
Os pilotos americanos costumam dizer que quem tem um YANKEE, um TRAVELER, um CHEETAH ou um TIGER, tem um pequeno valioso tesouro nas mãos. O próprio Kevin me disse que hoje a sua TRUE FLIGHT é responsável pelo suporte técnico de venda de peças para reposição tanto para os novos TIGER, bem como para seus parentes mais velhos como costumam dizer. A intenção é manter voando toda a frota, mesmo dos aviões construídos pela GRUMMAN ou pela AMERICAN GENERAL, fornecendo manuais técnicos e boletins de serviço e realizando melhorias e modificações aprovadas. Pilotos e proprietários dessas aeronaves resolveram se unir nos Estados Unidos e criaram uma associação que é uma das mais fortes e representativas dessa classe, a AYA (www.aya.org) Por ocasião da aquisição do meu GRUMMAN AA-5 TRAVELER, me associei a eles para ter suporte técnico aqui no Brasil, onde reconhecidamente se encontra hoje um único exemplar em condições de vôo, a minha aeronave PT-IIN.
Quem quiser conhecer melhor o Lar dos Tigres é só acessar o site informado pelo Kevin Lancaster: www.trueflightaerospace.com
Na SUN’n FUN-2010 em Lakeland-FL/USA, que aconteceu entre 13 a 18/ABRIL, tive o prazer de visitar a True Flight Aerospace durante dois dias, onde fui bem recebido pelo seu Presidente: Kevin Lancaster, o qual estava demonstrando a ultima geração do TIGER-2010 com opção de painel G-1000, que se encontra disponível para venda no mercado. Falou-me das inovações introduzidas que aumentaram o desempenho da aeronave em conforto, comodidade e velocidade. Imaginei : Se o meu AA5 TRAVELER ano 1973 com motor de 150 HP já é um avião fantástico em todos os sentidos, o que não será esse irmão mais novo batizado de NEW TIGER com motor de 180 HP. Constatei o novo dimensionamento aerodinâmico do capô do motor, o reposicionamento dos faróis, a remodelação das pontas de asas e carenagens de roda mais aerodinâmicas e a introdução de um novo sistema de escapamento, sistema de abertura externa do bagageiro, melhoria no painel e seus equipamentos, bem como a nova disposição das manetes em uma só caixa, usando sistema padronizado e modernizado tipo alavancas. O novo TIGER 2010 por ser um avião relativamente barato comparado aos similares, com custo beneficio elevado, veloz e econômico com bom alcance e de fácil pilotagem tem sido sucesso de vendas garantido até hoje.
Os pilotos americanos costumam dizer que quem tem um YANKEE, um TRAVELER, um CHEETAH ou um TIGER, tem um pequeno valioso tesouro nas mãos. O próprio Kevin me disse que hoje a sua TRUE FLIGHT é responsável pelo suporte técnico de venda de peças para reposição tanto para os novos TIGER, bem como para seus parentes mais velhos como costumam dizer. A intenção é manter voando toda a frota, mesmo dos aviões construídos pela GRUMMAN ou pela AMERICAN GENERAL, fornecendo manuais técnicos e boletins de serviço e realizando melhorias e modificações aprovadas. Pilotos e proprietários dessas aeronaves resolveram se unir nos Estados Unidos e criaram uma associação que é uma das mais fortes e representativas dessa classe, a AYA (www.aya.org) Por ocasião da aquisição do meu GRUMMAN AA-5 TRAVELER, me associei a eles para ter suporte técnico aqui no Brasil, onde reconhecidamente se encontra hoje um único exemplar em condições de vôo, a minha aeronave PT-IIN.
Quem quiser conhecer melhor o Lar dos Tigres é só acessar o site informado pelo Kevin Lancaster: www.trueflightaerospace.com
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