Em Araraquara-SP em área rural a cerca de 15 Km/Norte do centro da cidade está localizado o aeródromo ALBERTO BERTELLI,SSTN ( S 21º 40’ 43” – W 048º 12’ 43”) altitude:696m(2183ft) com 860x30 Terra,cabeceiras:09-27 de propriedade particular do amigo e colecionador Cmte. Murilo Lunardelli. Além de piloto esportivo é um aficionado por motos e carros antigos, sendo possuidor de um acervo de mais de 600 raras motos e dezenas de carros, aeronaves ASA MITCHEL, estranhos ultraleves antigos e vários motores histórico da aviação. Parte dessa coleção se encontra no hangar no seu aeródromo e as maiores raridades estão em sua residência na cidade. Amigo particular do falecido Cmte. Alberto Bertelli, o maior ás civil da acrobacia aérea no Brasil com seu avião biplano alemão BUECKEER, prestou homenagem a esse celebre e reconhecido aviador, dando o seu nome de batismo ao aeródromo.
Em 22 e 23 de setembro de 2.007 realizou ali no SSTN o 1º ENCONTRO DE AMIGOS DA AVIAÇÃO, conseguindo reunir inúmeras aeronaves visitantes e centenas de amantes da aviação, entre pilotos, aeromodelistas, motociclistas, alunos do curso de tecnologia aeronáutica do SENAC/Araraquara-SP. Na oportunidade, durante a confraternização onde ofereceu um farto churrasco, refrigerante e muitas cervejas aos visitantes, apresentou aos amigos o seu avião RAYAN PT-JOK, o único exemplar existente no Brasil. O seu RAYAN é da rara versão com motores em linha, anterior aos motores radiais, os quais deram nova dimensão de pilotagem a aeronave. Ave rara na historia da aviação. Para visitar seu acervo prticular é preciso marcar data e horário com o Cmte. Murilo, que tem o prazer de mostrar com muito carinho e bastante história cada peça preservada no seu Museu particular.
Em 22 e 23 de setembro de 2.007 realizou ali no SSTN o 1º ENCONTRO DE AMIGOS DA AVIAÇÃO, conseguindo reunir inúmeras aeronaves visitantes e centenas de amantes da aviação, entre pilotos, aeromodelistas, motociclistas, alunos do curso de tecnologia aeronáutica do SENAC/Araraquara-SP. Na oportunidade, durante a confraternização onde ofereceu um farto churrasco, refrigerante e muitas cervejas aos visitantes, apresentou aos amigos o seu avião RAYAN PT-JOK, o único exemplar existente no Brasil. O seu RAYAN é da rara versão com motores em linha, anterior aos motores radiais, os quais deram nova dimensão de pilotagem a aeronave. Ave rara na historia da aviação. Para visitar seu acervo prticular é preciso marcar data e horário com o Cmte. Murilo, que tem o prazer de mostrar com muito carinho e bastante história cada peça preservada no seu Museu particular.
OBS: Para pouso e aproximação na cabeceira 09, deve ter muita cautela, pois existe uma extensa mata de reserva natural que dificulta o pouso e a pista acaba ficando operacional somente em cerca de 600 mts. A aproximação e pouso na 27 compromete uma eventual arremetida pela existência da mata no final da pista em frente. A operação no aeródromo tem que ser com muita cautela e bastante segurança.
HISTÓRICO: O RAYAN foi o primeiro treinador de pilotos do Corpo Aéreo do Exercito dos Estados Unidos, sendo um avião monoplace e em tandém facilitava muito a instrução dos jovens pilotos da época. Os testes iniciais de um único RAYAN STA, Treinador esportivo, resultou em uma encomenda de mais de 15 aeronaves, versão designada YPT-16, para avaliação em 1939. Por apresentar um excelente design, o Exercito americano encomendou um lote de produção de 30 aeronaves para o sua unidade aérea,designada PT-20. Em 1941 o próprio Exercito dos Estados Unidos exigiu um novo motor mais potente a fim de suportar os rigores do treinamento dos seus novos pilotos. A industria aeronáutica RAYAN substituiu o motor em linha da versão anterior com um motor Kinner radial, resultando a versão PT-21 que foi em tudo muito superior as versões PT-6 e PT-20, os quais na sua maioria foram atualizados com o novo motor tornando-se PT-16A e PT-20ª, os que passaram pela remodernização de potencia. Assim o programa de treinamento de voo na época expandiu nos Estados Unidos com mais de 1.023 aviões encomendados.Sem duvida o motor radial Kinner havia dado vida nova as aeronaves, tendo sido feitas algumas modificações aerodinâmicas na aeronave em questão de carenagens do motor e dos trens principais, recebendo a denominação PT-22. A Marinha dos Estados Unidos e da Holanda que encomendou na época 25 aeronaves, também utilizaram desse vantajoso treinador. Os modelos na Holanda receberam a designação NR-3 e para a USNAVY ( Marinha americana)como NR-1. A Marinha americana, usou esses formadores até 1944, e USAAC (Corpo Aéreo do Exercito dos Estados Unidos) aposentou definitivamente como treinador os RAYAN no final da Segunda Guerra Mundial.Hoje, existem exemplos de voo de cada versão do RAYAN encontrado em toda a América do Norte. No Brasil, o único exemplar remanescente está em Araraquara-SP no aeródromo Alberto Bertelli, SSTN. Há também exemplos operados por entusiastas colecionadores de Warbird (Pássaros de Guerra) no Reino Unido e Austrália.
Parabéns pelo exelente Blog
ResponderExcluirMuitos artigos e fotos antigas muito interessantes.
Quando vir para o sul de uma passadinha aqui em SSLN!!!
ok?
abraços
termicade5@gmail.com