sábado, 23 de janeiro de 2010

Diário de Viagens:Visitando o CLUBE AÉREO DE SANTIAGO, no aeródromo Tobalaba,Santiago-Chile 08.01.89








































































































Tanto nas férias de julho, como nas férias de fim de ano, aproveitávamos para viajar com amigos e muitas vezes sozinhos, quando o nosso roteiro de viagem não era interessante para eles. Nosso grupo de amigos foi se formando em amizades que fizemos ao longo de viagens, os quais residiam aqui no Brasil, tanto em São Paulo-SP como Araraquara-SP e Matão-SP, mas que só acabamos conhecendo por coincidência do acaso, durante nossas viagens de aventuras. Muitos já se foram pelo tempo, mas deixaram grandes saudades em nós, pela agradável companhia e pelos maravilhosos momentos em que passamos juntos se aventurando pela America do Sul, Europa e Estados Unidos, em tempos de vacas gordas.
Estivemos entre tantos lugares, visitando o Chile baseados na capital Santiago, onde estivemos hospedados na época no magnifico Hotel Galerias. Em 08 de janeiro de 1.989, deixamos os amigos que tinham outros planos de visitas e partimos para conhecer o tão famoso CLUBE AÉREO DE SANTIAGO, localizado no Aeródromo Eulogio Sánchez Errazuriz, conhecido também como AERODROMO TOBALABA. Fato curioso é que esse aeródromo, quando ali estivemos, vim a saber, que foi construído a partir de Los Cerrillos como no campo de aviação em 1.954, data do meu nascimento, fundado por Eulogio Sánchez Errázuriz, o qual deixou um legado importante para a aviação chilena, como aeródromo privado. Entretanto o Clube Aéreo de Santiago havia nascido em 05 de maio de 1928, como CLUB AEREO DE CHILE. Apenas as vias de acesso, pistas de táxi, pista de pouso, área de reabastecimento de combustíveis e a estação de embarque são as únicas partes da sua infra-estrutura disponível para o uso público das aeronaves em trânsito, que estão fora do clube e do aeródromo. Há, porém, uma linha de estacionamento exclusivo para os aviões privados e de outros clubes parceiros e companhia aérea que está visitando. Dois terços das terras pertencem ao Clube de Aviação de Santiago e um terço ao Clube Aéreo dos Carabineros do Chile. Ali tudo é muito organizado, mas a simplicidade dos chilenos é invejável, pois foram muito receptivos quando ali estivemos. O Clube Aéreo de Santiago é uma corporação privada sem fins lucrativos, cuja missão é promover a aviação civil no país, fornecendo os pilotos de reserva através de sua formação e cursos de reciclagem. Após termos nos identificados, não souberam o que fazer para tornar aquele momento da nossa presença no Clube, agradável em todos os sentidos. Havia um instrutor de vôo, Cmte.René Rabinovich Leibovich, membro do quadro de instrutores voluntários, o qual não mediu esforços para nos acompanhar e mostrar em detalhes todo o aeródromo, a frota de aeronaves do clube e toda a infra-estrutura do local, de onde saímos encantados com a esmerada organização e coleguismo existente, naquele ambiente de homens amantes da aviação.
Ao deixarmos o aeródromo no por do sol, aproveitamos para ir ao Shopping APUMANQUE tomar todas que tinhamos direito.
Em recente pesquisa descobri que hoje o Clube Aéreo tem a seguinte frota de aeronaves disponível para vôos de seus associados:
Na área básica e media: 10 Piper Tomahawk, 04 Cessna-152, 01 Piper PA-18,01 Varga Kachina,05 Cessna-172,02 Piper Cherokee-180,04 Piper Archer 181,02 Piper Arrow,02 Mooney M2OJ,02 Beechcraft Mentor T-34,02 Cessna 182RG.
Na área superior: 01 Piper Saratoga,01 Piper Bimotor Sêneca II,01 Pitts S-2ª para acrobacia, 01 Pitt S-2S para acrobacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário