terça-feira, 11 de agosto de 2009

CAMPO DE MARTE (SBMT), corre risco de ser desativado.

1ª Turma de Pilotos brevetados pelo Aéro Clube e Vista Aérea da sede em. 1943, Campo de Marte.
Foto Aérea do Campo de Marte-SP em 1.939.



Sempre que posso leio e/ou participo do FORUM da ABUL (www.abul.com.br). Ontem(10.08.09) deparei com uma mensagem do nosso amigo Cmte. Pedro Lobo, tecendo comentários sobre a possível desativação do Campo de Marte (SBMT) para a aviação executiva nos próximos cinco anos, para dar lugar a inovadora Estação de Trens de Alta Velocidade (TAV), projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de São Paulo-SP.
Inacreditável que isso venha a ocorrer, desativando a pista de pouso para dar lugar a uma estação de trem. O próprio complexo de feiras e exposições do Anhembi as margens da marginal do Rio Tiete poderia ser uma outra opção, sem agredir a aviação de pequeno porte.O projeto ousado, tem como principio a linha Campinas-SP / Rio de Janeiro-RJ. Mas as coisas são bem diferentes na visão dos mentores desse projeto: Com a retirada dos aviões, será mantida a operação apenas do heliporto. Além do futuro terminal de passageiros do trem-bala, o projeto prevê a expansão do centro de convenções do Anhembi e a implantação de um parque público, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). " Temos que repensar a utilização do Campo de Marte. É uma área nobre da cidade, que pode ser reintegrada à sociedade " , comenta Figueiredo, cuja noticia foi vinculada no jornal O GLOBO online as 11:57 hs do dia 10.08.2009 com o Titulo CAMPO DE MARTE DEVE SER DESATIVADO. A idéia é que todas as mudanças deverão estar prontas até 2.014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando o governo federal pretende que o trem-bala inicie suas operações, mesmo que parcialmente. Segundo fontes do jornal, a área do Campo de Marte pertence à Aeronáutica e o Ministério dos Transportes já abriu discussões técnicas com os militares. Na operação do TAV, será necessário usar o espaço da pista atual, hangares e estacionamento para aeronaves, não apenas para construir a estação de passageiros, mas para oficinas e pátios de manobras que darão suporte ao trem.

UM POUCO DA HISTÓRIA desse campo.
O aeroporto Campo de Marte (SBMT), localizado no bairro de Santana, zona oeste da cidade de São Paulo-(SP), foi a primeira infra-estrutura aeroportuária da cidade, fundada em 1920, quando foi construída a primeira pista para pousos e decolagens da cidade com 1.600 metros de extensão por 45 metros de largura.
Durante a Revolução de 1.932, o local chegou a ser bombardeado por ordem do governo federal, pelo fato de os pilotos do aeroporto terem integrado o Movimento Constitucionalista. Dois anos depois o Parque da Aeronáutica, instalou-se no local, ocupando boa parte do complexo e hoje o aeroporto opera com apenas aeronaves de pequeno porte e helicópteros.
Entre as atividades desenvolvidas hoje no Campo de Marte, além da aviação executiva e dos táxis aéreos, estão escolas de pilotagem de aviões e helicópteros, oficinas de manutenção e vendas de componentes e peças para aeronaves, os serviços aerotático das policias civil e militar. O local ficou conhecido Campo de Marte, pois foi inspirado em uma praça parisiense homônima, sobre a qual o aviador brasileiro SANTOS DUMONT voou a bordo de um balão em 1899.
Obs: Sobre a História do Campo, os dados e fotos foram obtidos do acervo histórido do Museu do Aéro Clube de São Paulo-SP, que opera na área.


Um comentário:

  1. E hora da comunidade aeronautica brigar por seus campos, portos e aeroportos sao iguais a desenvolvimento e riqueza. So aqui no Brasil que nao funciona. SBMT devereia ser ampliado.

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